1ª Rodada de Negócios atrai mais de mil pessoas
Evento movimentou o setor empresarial do município e abriu a oportunidade para novos negócios

Às 7h30 da manhã da última terça feira, dia 23 de outubro, a movimentação já era visível no Ginásio Joval de Paula Souza, em Araucária. Enquanto a equipe organizadora da 1ª Rodada de Negócios da cidade conferia os últimos detalhes do evento, era possível encontrar empreendedores chegando ao local com seus cartões de visita a postos e o discurso de apresentação na ponta da língua.

Ao todo, mais de 110 micro, pequenas e médias empresas aproveitaram a oportunidade para apresentar seus produtos e serviços às poderosas empresas do Paraná nos dias 23 e 24. “Quando aceitamos participar desse evento, eu não imaginava que seria tão grande. Ele seguiu o formato das maiores Rodadas que nós já participamos e me surpreendeu pelo número de fornecedores locais que compareceram. Como estamos interessados em cadastrar empresas daqui, conseguimos contatos excelentes”, conta David Willian Zacharias, responsável pelo cadastramento de fornecedores da Petrobras.

Assim como ele, as representantes da Caterpillar também obtiveram resultados satisfatórios. “Conseguimos identificar muitas empresas interessantes para nós e já sabemos para quem vamos ligar assim que tivermos necessidade”, adiantam Tatiana Cequinel e Nadyege Fedatto.

Para que esses contatos acontecessem, cada uma das 20 grandes empresas participantes possuía um espaço de reunião específico na Rodada. “Aqui, nós conversamos com muita gente e conseguimos identificar produtos e serviços que nos interessam. Deu para conhecer e adiantar boa parte do contato com essas empresas”, conta Fábio Ricardo Cavalheiro, supervisor de manutenção da Antex.

Fornecedores
Enquanto as grandes empresas se surpreendiam com a qualidade e variedade de produtos e serviços apresentados, os fornecedores aproveitavam o bom momento e cuidavam para não deixar nenhum detalhe importante de fora do rápido discurso. “Nós já vínhamos conversando com várias dessas companhias, como a Hubner, Metso Paper, Acerlomittal Gonvarri e Caterpillar, mas era muito difícil. Agora, vamos sair daqui com o contato efetuado e uma ótima prospecção de negócios”, garante Admir Bogo, sócio na empresa 2A.

Além de abrir as portas nessas grandes empresas, os fornecedores também aproveitavam os momentos de folga entre uma reunião e outra para conversar e trocar informações. “Nós tivemos duas Rodadas: uma com as âncoras e outra com os demais fornecedores. Estou com dezenas de cartões de visita no meu bolso”, brinca Jair Faria, corretor de imóveis da Invebras.

Organização
Para que resultados assim fossem possíveis, foram necessários dois meses de trabalho intenso. “Nós entramos em contato com mais de 50 grandes empresas do estado e com cerca de 400 fornecedores. Quando fechamos as inscrições, começamos a organizar a agenda para que todos pudessem conversar com aqueles que trariam algo do seu interesse”, conta Léa Kerkhoff, responsável pela estrutura de funcionamento da Rodada.

Enquanto isso era feito, outra equipe pensava na infraestrutura e em diversas maneiras de divulgação do evento. “Tudo deu certo, é nós temos bons motivos para repetir a proposta”, afirma Carlos do Valle, presidente da Aciaa. “Você sabe que a Rodada deu certo quando fornecedores e âncoras saem satisfeitos. Isso aconteceu aqui”, completa Lea.

Feira de Oportunidades
Essa satisfação também foi uma realidade na Feira de Oportunidades, que acontecia simultaneamente à Rodada. Nela, 12 companhias divulgaram seus produtos e serviços voltados à indústria em stands específicos que eram visitados por micro, pequenos, médios e grandes empresários. “Sem contar as pessoas da comunidade, das cidades vizinhas e toda a equipe organizadora”, comenta Carlos.

Para Rodrigo Procópio, gerente do Grupo Fera, a proposta atingiu seu objetivo por meio de inúmeros contatos e o fortalecimento de sua marca. “Recebemos muitas visitas e marcamos vários horários para a realização de orçamentos. Além disso, o reconhecimento que recebemos foi muito bom. As pessoas até nos perguntavam onde era nossa matriz, mas nossa empresa é somente aqui. Ouvir isso foi muito bom!”, comemora.

O evento foi uma promoção da Aciaa em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar), Associação das Empresas de Araucária (Aeciar), Redepetro PR, Associação Comercial e Industrial de Campo Largo (Acicla) e Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (Acinfaz).