Os atletas Paulo e Maicon estão entre as apostas dos times para a última partida
O jogo disputadíssimo do último fim de semana mostrou que não será fácil conquistar o título de campeão da Primeirona 2013. Depois de muitos dribles, marcações e passes, os times Costeira e Pinheiros fecharam o placar do primeiro jogo da final em 1 x 1 e precisarão dar o seu melhor no próximo domingo, dia 20, para garantir a vitória e a vaga na 51ª Taça Paraná.
Como nenhuma das equipes possui vantagem para a próxima partida, os dois times estão confiantes. “Nós estreamos na competição deste ano contra o Pinheiros e perdemos por 2 x 1, mas, como conseguimos o empate no último jogo e temos um ótimo elenco, vamos lutar por uma grande vitória dessa vez”, adianta Adilson, presidente do Costeira.
Assim como ele, o time adversário também tem ótimas expectativas. “Nossa intenção é manter o mesmo desempenho e sair com a vitória. Então, vamos fazer gol, não levar gol e conseguir esse título!”, afirma Kleber, presidente do Pinheiros.
Se depender de garra e força de vontade, os dois adversários têm tudo para levar a melhor este ano. No entanto, “nem só de vontade se faz uma vitória”. Por isso, os dois grupos apostam nos seus melhores jogadores para garantir um saldo positivo após o apito final.
Aposta do Costeira
No caso do Costeira, um dos nomes apontados é o do motorista Maicon Castilhos, que segura o título de goleiro menos vazado da competição e já salvou o time inúmeras vezes. “No jogo contra o Industrial, por exemplo, ele defendeu um pênalti aos 40 minutos do 2º tempo, o que garantiu nossa classificação”, recorda o presidente Kleber.
Além da boa participação neste campeonato, o jogador de 26 anos, morador do São Sebastião, também possui um currículo bem recheado no esporte. “Eu jogo desde os 10 anos de idade e já passei pelas categorias de base do Atlético, do Coritiba e do Operário de Ponta Grossa. Inclusive, quase me profissionalizei nesse último”, conta o rapaz, que acabou transformando o esporte em uma paixão de fim de semana.
“Fiquei esperando uma ligação do Operário que nunca chegou, então comecei a jogar em campeonatos de futebol amador de Curitiba e, no ano passado, fui campeão da Primeirona daqui pelo União Itália”, recorda o jogador, que espera segurar a taça da principal competição do município pela segunda vez. “Muita gente não acreditava no nosso time por causa do resultado do ano passado, mas a piazada do Costeira está mostrando muita garra e isso está fazendo e fará toda a diferença!”, finaliza.
Aposta do Pinheiros
No caso do Pinheiros, entre as principais “cartas na manga”, ou melhor, “no campo”, está o empresário Paulo Cechet que, além de gerenciar uma empresa de frios e transportes no Jardim Iguaçu, também é um dos volantes do time. “Eu trabalho em Araucária há 20 anos, mas dedico meus fins de semana ao futebol. Como os jogos acontecem somente nesses dias, a gente dá conta”, afirma.
Segundo ele, hoje o esporte é um hobby, mas já chegou perto de ser sua profissão. “Eu treino desde os 13 anos, então já joguei profissionalmente pelo Junior do Malutrom, pelo Paraná Clube, Londrina e também pelo Operário de Ponta Grossa. Só que fui obrigado a encerrar minha carreira quando estourei o joelho, aos 17 anos”, recorda o atleta, que hoje está com 33.
Com o incidente, ele passou a se dedicar ao futebol amador, onde continua até hoje. “Já passei pelo Esporte Clube Fanático de Campo Largo, pelo Internacional de lá, pelo Iguaçu de Santa Felicidade e, aqui em Araucária, joguei no Nápoli, no Tupi e no Costeira”, recorda Paulo, que disputa pela primeira vez em nome do Pinheiros e teve a “sorte” de entrar em campo contra um de seus times nessa final. “Mas estou confiante porque temos um bom time e um grande elenco para esse jogo”, garante.
Os jogos
A grande final da Primeira Divisão de Amadores de Araucária acontece no próximo domingo, 20 de outubro, no Estádio Municipal Emílio Gunha. Lá, a comunidade terá a oportunidade de assistir a disputa entre os times juvenis Milan (Koshiba) e Costeira, às 13h, e também o confronto adulto, às 15h.