O novo poço abastecerá a rede local e três reservatórios nas proximidades de Onças
A Prefeitura de Araucária começou nesta semana a construção de um novo poço artesiano que vai fornecer água para cerca de mil moradores da localidade de Onças. O novo poço abastecerá a rede local e três reservatórios nas proximidades; o antigo foi destruído em um desmoronamento.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) informou que a empresa contratada para a execução da obra é a Acquasul Poços Artesianos Ltda e o valor do investimento será de R$ 28.339. O poço terá 36 metros de profundidade e a previsão é de que seja concluído em 15 dias. Até a finalização desta obra, os moradores estão recebendo ajuda da Prefeitura por meio de caminhões-pipa para garantir o consumo básico.
Onças possui 13 km de rede de água que pertencem ao município. A localidade faz parte dos seis sistemas isolados que existem em Araucária (junto com Capinzal, Camundá, Colônia Cristina e dois sistemas do Tietê) onde não chega a água da Sanepar. A comunidade local, de Onças e dos outros cinco sistemas, participa da gestão do uso da água. No total, Araucária possui cerca de 70 km de rede de água em localidades rurais sob responsabilidade do município.