Profissionais da Saúde participam de formação sobre o teste rápido de sífilis, HIV e hepatites
Os araucarienses terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e fazer o teste rápido que detecta a sífilis, uma doença infecciosa causada por bactéria, no próximo sábado, dia 19. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove a Campanha de Orientação e Testagem Rápida para Sífilis no Centro de Especialidades Médicas (no Complexo do Núcleo Integrado de Saúde – Rua Guilherme da Motta Correia, 55), das 9h às 16h30.
A ação vai marcar o Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita, 19 de outubro, doença que é transmitida da mãe para o filho durante a gravidez. A SMSA quer aumentar o número de diagnósticos e tratamentos da doença, bem como diminuir o número de casos de sífilis congênita no município.
O teste rápido é simples (uma picada no dedo) e o resultado sai em 15 minutos. Em caso positivo, a pessoa passará por teste mais detalhados para confirmação. Todas as pessoas sexualmente ativas podem fazer o teste, mas o público prioritário são as gestantes.
A sífilis pode ser transmitida durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe para o bebê (durante a gestação ou parto). O uso da camisinha e o acompanhamento durante a gravidez (através de exames no pré-natal) são meios simples, confiáveis e baratos de prevenção. A sífilis é curável desde que detectada e tratada precocemente.
Ao longo do ano, este exame, junto com os de HIV e hepatites B e C, são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Orientação à Aids-DSTs (SOA) que fica no Complexo do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Mais informações pelo 0800-643-4125.