Araucária PR, , 24°C

Jovens são capacitados para serem agentes mirins
Crianças serão multiplicadoras em sua escola, casa e entorno

Cerca de 70 jovens que frequentam o 5º ano em escolas municipais receberam, no dia 23, o certificado do Projeto Agente Ambiental Mirim durante cerimônia na Escola de Gestão. O evento contou com a presença de secretários, diretores, coordenadores e técnicos municipais.

O projeto contou com cinco módulos e discutiu questões como o cuidado com os animais (posse responsável), separação adequada dos resíduos sólidos, importância do consumo consciente da água, entre outros assuntos voltados às questões ambientais. Agora, esses alunos serão os multiplicadores em sua escola, casa e entorno.

Durante a solenidade teve ainda a visita da contadora de histórias K@rluxa, a Brux@, interpretada pela professora Karla Henle. A bruxinha mora num bosque bem pertinho daqui, ele que adora a natureza e, principalmente, acredita que as pessoas são boas de coração.

Kaylaine da Graça Ribeiro Rodrigues, de 10 anos, da escola municipal Elírio Alves Pinto, contou o que aprendeu no projeto. “Aprendi a cuidar dos animais e a ajudar as pessoas. Isso é importante porque devemos fazer o melhor pelo nosso mundo”, disse. Esse ano, ela teve oportunidade de colocar em prática as lições que recebeu no projeto. “Tinham dois cachorros abandonados numa casa. Eu dei comida e água para eles e fiquei muito feliz”, revelou.

O secretário de Meio Ambiente, Loester Vargas Ilario, disse que o projeto é muito importante porque estes jovens vão disseminar as informações que receberam e ajudar a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar da natureza. Ele também falou sobre a ideia de ampliar o projeto. “Atualmente, cada turma de capacitação trabalha com dois alunos de cada escola e pretendemos aumentar esse número. Também queremos levar o projeto para a área rural”, comentou.
 

Leia outras notícias