Aciaa e Aeciar seguem cruzada contra o feriado

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Presidentes de ambas as instituições querem porque querem que o dia de Nossa Senhora dos Remédios vire apenas ponto facultativo

A legislação brasileira prevê que os municípios têm autonomia para instituir até quatro feriados municipais. Até 2007, apenas o dia 11 de fevereiro (aniversário de Araucária) era considerado feriado. No entanto, desde o ano passado, o dia 30 de outubro, data em que se festeja o Dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Araucária, também passou a ser considerado feriado municipal.

O dia a mais de folga no calendário municipal tem irritado os empresários araucarienses, que alegam que a feriado desestimula o empresariado local e causa prejuízos para o comércio. Desde o ano passado, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa) e a Associação dos Empresários da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar) tentam fazer com que a Câmara de Vereadores acabe com o feriado, o transformando em ponto facultativo.

Mas as entidades não vêm logrando êxito em sua batalha. Em 2007, o feriado foi mantido. Este ano, novamente, as presidentes da Aciaa, Rosa Zelaga, e da Aeciar, Fany Busato, tentaram sensibilizar os vereadores da importância de acabar com o diazinho a mais de folga para o trabalhador local. Porém, não conseguiram e o feriado da próxima quinta-feira (30) está mantido.

Na semana passada, Rosa e Fany, estiveram na Câmara para conversar com o presidente da Casa, Esmael Padilha (PSL) sobre os prejuízos causados pelo feriado. Esmael se comprometeu a discutir a questão. “O problema é que o feriado já foi incorporado pelos trabalhadores e pelas paróquias católicas da cidade, que usam esse dia para fazer homenagens a nossa padroeira. Mesmo assim vou conversar com os padres de nossa cidade sobre o assunto”, afirmou.

Valendo
Como o feriado da próxima quinta-feira está valendo, as empresas devem adotar para esse dia as regras previstas na legislação trabalhista brasileira em casos de feriados.

Compartilhar
PUBLICIDADE