Agência do Trabalhador recebeu povão no feriadão
Trabalhadores puderam se cadastrar para empregos e se inscrever para cursos profissionalizantesAgência do Trabalhador recebeu povão no feriadão
Apesar do feriado, uma fila se formou na Agência do Trabalhador

Aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas foram até a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) neste dia 1º de maio para acompanhar a ação organizada pela Prefeitura de Araucária em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador. Com currículo na mão, algumas pessoas aproveitaram para atualizar o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), outros se inscreveram para cursos profissionalizantes e alguns participaram de entrevistas que algumas empresas estavam fazendo para completar seu quadro de funcionários.

Além dos serviços realizados diariamente na Agência do Trabalhador, outras atividades especiais foram realizadas. Teve atividades recreativas para crianças, corte de cabelo e maquiagem oferecidos por voluntárias da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), sorteio de brindes, orientações do Departamento de Trânsito e da Vigilância Sanitária.

Uma palestra para pequenos e microempresários sobre “Empreendedorismo e inovação” abordou paradigmas que regem o mercado de trabalho. Questões como sustentabilidade foram enfatizadas. Para a palestrante, Daniele Farfus, a atividade profissional precisa ser encarada como meio de transformação social e não como punição. “Um país desenvolvido possui bons sistemas de trabalho”, define Daniele.

Avaliação
O diretor geral da SMTE, José Ferreira Miranda, avalia que o evento foi um sucesso. “Superou a nossa expectativa, as empresas elogiaram, o público também gostou. Encaminhamos mil interessados para entrevista de 800 vagas em empresas que estavam fazendo seleção na data. Gostaríamos de agradecer os parceiros que colaboraram conosco e as secretarias envolvidas”, relata.

A procura por trabalho atraiu inclusive pessoas de outras cidades. Foi o caso de Andrea Kazeker, de 33 anos, que veio da Lapa. Andrea veio com a irmã e mais um pessoal da cidade vizinha. A candidata já trabalhou como auxiliar de produção, cozinheira e agora procura vaga para área de segurança, pois fez um curso na área em Pinhais. “Acordei cedinho para ser uma das primeiras atendidas. Estou esperançosa, agora tem que esperar o resultado”, diz.

Ana Cecília da Silva Faria, de 51 anos, também achou melhor chegar cedo. Ela veio apenas acompanhar o filho José, de 18 anos, que busca o primeiro emprego. “Para o primeiro trabalho é mais difícil ser chamado, porque geralmente pedem experiência. Mas estamos tentando. Aproveitei para fazer cabelo e maquiagem no evento. Vou fazer uma surpresa pro marido: eu saí uma de casa e agora vou voltar outra, mais bonita”, conta a dona de casa.

Oportunidades por e-mail
Quem fez o cadastro na Agência do Trabalhador ficará ciente também das próximas oportunidades de trabalho que aparecerem na cidade. É que os interessados podem receber por e-mail as atualizações de vagas e procurar o local quando houver compatibilidade com alguma. Jhonattan da Silva, de 21 anos, foi um dos que atualizaram o cadastro e irá acompanhar as vagas futuras. Ele aproveitou para verificar os próximos cursos profissionalizantes e deixou seu nome na lista de espera. O jovem quer aprender algo na parte de pintura para poder trabalhar com o sogro, mas revela que o que aparecer já está bom.