Agroenergia em debate nacional

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O estudante universitário e líder comunitário Inisvaldo Lopes Flausino participou da Conferência Nacional Popular sobre Agroenergia, que aconteceu entre os dias 28 e 31 de outubro, no teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Inisvaldo é acadêmico do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Educacional de Araucária – Facear, e disse que o evento foi de extrema importância não somente pela questão do uso do biocombustível, mas principalmente pela preservação do meio ambiente. “Várias pessoas fizeram relatos e apresentaram alternativas, como a mini- usina de geração de energia, a mini-prensa para fabricação de óleo vegetal, o cooperativismo agrícola, o carro movido a óleo vegetal, o carro elétrico, dentre outros.”, destacou.

O evento foi aberto com a palestra do teólogo Leonardo Boff, que afirmou que “cada espécie é um livro aberto cheio de informações que nós nem lemos”. Participaram da conferência cerca de 700 pessoas de todo o Brasil e da América Latina.

A organização foi dos movimentos campesinos, ambientalistas e de trabalhadores, com o objetivo de analisar o contexto internacional e nacional e as forças que impulsionam a expansão do modelo agro-exportador, de energia e recursos naturais, que impacta os povos em seus territórios e o ambiente do qual dependem para viver.

Além das palestras foram realizadas oficinas temáticas sobre mini-usinas de óleo vegetal, reutilização de óleo de fritura como combustível, carro elétrico da Itaipu, entre outros. Na quarta-feira, dia 31, os participantes se reuniram com o governador Roberto Requião para a entrega da carta final do encontro.

“A conferência mostrou que os grupos estão bem organizados, com embasamento técnico e científico em relação ao tema abordado. Sem dúvida serão estes os grupos que praticarão as mudanças que o Brasil necessita em termos de soberania alimentar e energética, pois descobriram a única forma de mudança de uma nação: a pressão popular”, finalizou Inisvaldo.

Compartilhar
PUBLICIDADE