Quando se fala em qualidade de vida, é inevitável a referência à prática esportiva. Porém, não são todas as pessoas que fazem esportes pensando exclusivamente em saúde. Para muitos praticantes, a atividade física também é lazer. Por esse ponto de vista, o exercício fica mais prazeroso, o que contribui para uma relação próxima entre vida saudável e bem-estar.

Entretanto, muitas vezes, a violência das ruas e o alto preço dos condomínios que possuem área de lazer impossibilitam a prática esportiva. Para suprir essa carência de locais adequados e viáveis economicamente, existe o serviço de aluguel de quadras. Esses espaços, além de centros para a realização de jogos, são pontos de encontro entre amigos.

As quadras para locação fazem tanto sucesso que o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado no Brasil, superando até o futebol . A data e a hora de uso, assim como o tempo de permanência no local, são determinadas pelo cliente, no momento do acordo. Em Araucária, a locação por uma hora custa em média R$25.

Geralmente, as empresas que oferecem esses serviços dispõem o uso das quadras em horários flexíveis. “A maioria das pessoas só pode praticar esportes à noite ou nos finais de semana, por isso adequamos nosso funcionamento a esses períodos”, explica o gerente de um estabelecimento. “Disponi-bilizamos a quadra das 17h às 22h, durante a semana, das 13h às 22 aos sábados e das 9h às 12h aos domingos”, ele conta.

Comunidade pode usar ginásios municipais

Pouca gente sabe, mas os Ginásios de Esportes Rodrigo Pereira Gomes (no CSU), Joval de Paula Souza (no Parque Cachoeira) e do Caic podem ser emprestados pela comunidade araucariense e por escolas e colégios. No CSU a locação das quadras pode ser feita para os períodos entre 9 e 12h e 14 e 17h  dos sábados e domingos. As reservas são realizadas todas as quartas, quintas e sextas-feiras no local ou pelo telefone 3901-5230. O Joval, no momento, está em reformas e o Caic somente estará liberado para empréstimos a partir do dia 20. Mas dessa data em diante, ele também estará liberado para a comunidade nos finais de semana, das 14h às 17h. As reservas podem ser feitas igualmente de quarta a sexta-feira no local ou pelo telefone 3901-5053.