Os vencedores do concurso de histórias em quadrinhos promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) que envolveu alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino foram premiados na sexta-feira, dia 26, no Anfiteatro do Paço Municipal. A ação faz parte do projeto “Despertar da Liderança através da Cultura” que busca incentivar a produção da leitura e escrita entre os estudantes.

De acordo com o regulamento da atividade, as histórias participantes deveriam ter um super-herói como personagem principal e abordar a liderança dentro dos temas meio ambiente, história do Paraná e histórias ferroviária do Paraná. As turmas foram divididas em dois grupos: do 1º ao 5º ano e outro do 6º ao 9º ano.

O processo de elaboração dos trabalhos contou com a supervisão dos professores e uma banca interna da SMED escolheu as duas melhores histórias. Ao todo foram 60 trabalhos inscritos e avaliados nos critérios originalidade de ideias, apresentação visual, respeito às normas de escrita e a mensagem do texto.

Para a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Adriana Kaminski, os quadrinhos são uma linguagem muito atual e despertam as crianças para um outro tipo de leitura que une texto e imagem.

Ganhadores
O aluno Daniel Barp dos Santos da Escola Municipal Azuréa Busquette Belnoski foi vencedor da categoria anos iniciais (1º ao 5º anos) com o personagem “Solzito” que conta a história da ferrovia do Paraná. O mesmo tema foi escolhido pela vencedora da categoria fases finais (6º ao 9º ano), Bruna Hilgenberg da Escola Municipal David Carneiro. Devido a um empate, o aluno Emerson Martins de Lima da Escola Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira também recebeu o prêmio na mesma categoria.

O prêmio oferecido pela empresa Higi Serv, do Grupo Serra Verde Express, estende-se a suas respectivas turmas, assim todos eles participarão de um passeio de trem até Morretes com direito ao prato típico da região, o famoso barreado. Segundo informações da SMED a viagem deve acontecer no próximo dia 9 de maio.

Durante o evento de premiação, a coordenadora do concurso, Karen Cristina Kampa fez um discurso referente ao Dia da Educação, comemorado em 28 de abril e o secretário municipal da pasta, Ronaldo de Assis Martins juntamente com a
diretora de Ensino da SMED, Ariete Tonegawa, a diretora do Ensino Fundamental, Adriana Kaminski Ferreira e os responsáveis pela empresa Serra Verde Expressa, Rogério Duarte Nunes e Guilherme Moraes Dias Castilho, fizeram a entrega dos certificados aos participantes. Os professores envolvidos no projeto também prestigiaram a cerimônia.