Araucária PR, , 22°C

Apenas duas mortes em julho
Vigilante morto em serviço e um corpo encontrado no rio foram os únicos homicídios do mês de julho

Nessa segunda-feira, 01,  um crime que ocorreu em Campo Largo fez o Estado do Paraná chegar à marca de mil assassinatos em 2011, o que significa uma média de 4,7 crimes por dia. De acordo com levantamento realizado pelo Crimes Curitiba – Registro de violência em Curitiba e região metropolitana, na Capital foram registrados 45,9% dos casos e, na região metropolitana, a violência vem sendo liderada por Colombo, São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré. Araucária ficou com a 7ª colocação entre as dez cidades mais violentas entre Curitiba e Região Metropolitana.

A Capital registrou 459 homicídios, Colombo 102, São José dos Pinhais 92, Almirante Tamandaré 73, Piraquara 50, Pinhais 42, Araucária 42, Fazenda Rio Grande 34, Campina Grande do Sul 18 e Campo Largo 14. Até agora, apenas três municípios ainda não registraram nenhum homicídio: Adrianópolis, Contenda e Quitandinha.

O levantamento revela que 92,6% das vítimas são homens e apenas 7,4% são do sexo feminino. Também mostra que foram 32 mortes em confronto com a polícia; o restante são homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. A notícia que ameniza essa história é que a frequência de homicídios está menor, já que a milésima morte de 2010 foi alcançada um mês antes, no dia 26 de junho.

Araucária
Araucária teve um mês de julho tranquilo em relação ao ano passado. Foram registradas na cidade apenas duas ocorrências de morte, enquanto em 2010 foram sete registros. A primeira aconteceu no dia 07, quando o vigia do Supermercado Condor de Araucária, João Nivaldo Soares da Silva, 65 anos, foi assassinado durante o serviço. O vigilante foi morto com um tiro na cabeça por aproximadamente seis homens que estiveram no local para um possível assalto aos caixas eletrônicos. O segundo caso foi de um corpo foi encontrado na manhã de segunda-feira, 11, no bairro Guajuvira, no Rio Iguaçu. Conforme conta a Polícia Civil, o defunto foi encontrado por uma catadora de lixo que vai até o local para pegar objetos que ficam acumulados no ponto. O corpo, em adiantado estado de putrefação, era de homem, estava nu, era magro e aparentava ser jovem. Além disso, o braço direito continha uma tatuagem mal feita escrita “mãe!!!”.

Leia outras notícias