O comitê de monitoramento da estiagem, composto por representantes de cooperativas, sindicatos rurais e de trabalhadores na agricultura, está dando todas as condições para que não faltem recursos para o custeio da safrinha de feijão e milho e para o plantio de trigo, a partir de março. Em condições normais de clima, a safrinha poderá reduzir os prejuízos com a safra de verão.
Outra medida é apoiar a comercialização da safra de verão. A Seab já está fazendo questões junto com o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário para adoção de instrumentos de política agrícola que ajudem o produtor a vender a safra da melhor forma possível.
A Secretaria pretende intensificar ações que incentivam a diversificação da propriedade com os programas de integração lavoura-pecuária, fruticultura e irrigação. Além disso, as recentes chuvas ocorridas em janeiro deram alento ao produtor e ele está antecipando o plantio da safrinha. Conforme levantamento do serviço de meteorologia, choveu bem no Oeste do Estado, acima de 68 milímetros, que pode ajudar na recuperação das lavouras de soja.
O lado bom do plantio antecipado da safrinha é que principalmente as lavouras de feijão e milho escapam dos riscos das geadas, que tradicionalmente afetam as lavouras no ciclo final da cultura.