Após 4 anos, Olizandro vence e dá o troco em Zezé

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Após 4 anos, Olizandro vence e dá o troco em Zezé
Observado por sua esposa Belquis, Olizandro recebe abraço de eleitor durante a comemoraçãoApós 4 anos, Olizandro vence e dá o troco em Zezé
Multidão se reuniu na Praça da Bíblia, no Fazenda Velha, para comemorar a vitória de Olizandro

Araucária terá um novo prefeito a partir de 1º de janeiro de 2013. Olizandro José Ferreira (PMDB) conquistou neste domingo, dia 7, o voto de 27.374 eleitores araucarienses e, quatro anos depois, devolveu a derrota a seu principal adversário político, Albanor José Ferreira Gomes (PSDB), que nestas eleições conseguiu 24.154 votos. A diferença de 3.220 é praticamente idêntica a de 2008.

Como já previsto, a surpresa desta eleição foi a votação obtida pelo candidato Hissam Hussein Dehaini (PPS), que mesmo sendo um novato em termos de política conquistou a confiança de 20.732 eleitores. Na terceira posição ficou Luis Coimbra (PV), com 2.890 votos. Em quinto apareceu André Melão (PSOL) com 350.

De acordo com os dados da Justiça Eleitoral de Araucária, dos 92.418 eleitores aptos a votar, compareceram às urnas 80.758, o que representa 87,38% dos votantes. A abstenção ficou dentro da média histórica, alcançando o índice de 12,62%, o que representa 11.660 pessoas. Os votos em branco somaram 2.304. E os nulos foram 2.304. No resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, os votos nulos aparecem como sendo 27.108, vez que estão computados aí os conquistados por Albanor, pois ele ainda está com o registro de candidatura cassado. Mas é bom salientar que mesmo que ele tenha seus votos validados, isto não muda o resultado da eleição em Araucária, já que Olizandro obteve mais votos do que o total daqueles considerados nulos.

Por volta das 19h
Embora o resultado oficial da eleição tenha sido divulgado somente por volta das 20h30, os simpatizantes de Olizandro já faziam festa por volta das 19h. Isso porque extraoficialmente, na contagem feita por meio dos boletins emitidos por cada urna eletrônica ao final da votação, o candidato do PMDB sempre aparecia à frente de Zezé. Inclusive, partidários do atual prefeito já haviam jogado a toalha, pois eles também faziam uma apuração paralela.

Certos da vitória, os cabos eleitorais de Olizandro começaram a se concentrar no entorno da Praça da Bíblia, no bairro Fazenda Velha. O prefeito eleito chegou ao local por volta das 20h. Acompanhado de sua esposa e filhos, ele foi recepcionado por uma multidão. Entre um abraço e outro, muito emocionado, ele agradeceu ao apoio recebido. “Enfrentamos uma máquina cruel, que usou e abusou de seu poder econômico. Mas a população mostrou que quer as grandes obras de novo, que quer a volta dos programas sociais, da qualificação profissional. Temos muito pra fazer por esta cidade. Serão quatro anos de muito trabalho, de muita entrega por esta cidade”, enfatizou.