No Jardim Arvoredo, dezenas de famílias ficaram desabrigadas
Desabrigados do Arvoredo estão alojados no ginásio do CAIC
De acordo com dados da Defesa Civil, aproximadamente 5.000 pessoas foram afetadas pelo temporal. Cento e quarenta casas destelhadas, 7 pessoas feridas, 32 desabrigados e muitos estragos materiais foram o saldo do vendaval e das chuvas que atingiram Araucária no início desta semana. A Prefeitura e outras entidades estão mobilizadas para prestar apoio às famílias atingidas.
Na quinta-feira, dia 8, o Município decretou estado de emergência, o que garante ao poder público maior flexibilidade na lei de licitações para facilitar a compra dos materiais necessários para atender as vítimas.
As secretarias que estão envolvidas no auxílio direto à comunidade são as de Segurança, Saúde, Assistência Social, Obras e Urbanismo. O trabalho do mutirão é feito com máquinas, carregadeiras, retroescavadeiras que estão fazendo o recolhimento de entulhos, e lonas estão sendo distribuídas.
O coordenador da Defesa Civil, André Nogueira Neto, disse que, logo após o ocorrido, as assistentes sociais visitaram e cadastraram as famílias e na quarta-feira, dia 6, a Prefeitura iniciou a distribuição de telhas na região, que foram adquiridas com recursos da Defesa Civil.
“A cidade está mobilizada em ajudar as famílias atingidas e todos podem colaborar, deixando suas doações nos postos de coleta (veja box)”, convida Nogueira. Ele conta que, em situações como esta, a orientação da Defesa Civil é de que as pessoas não se desesperem até que as medidas de socorro sejam tomadas.
Os trabalhos
A Secretaria Municipal de Urbanismo enviou fiscais nas ruas para fazer o levantamento dos danos e devido aos estragos vai antecipar a troca prevista de luminárias que seria feita para aumentar a potência de luz nas ruas Piquiri e Tibagi.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está cadastrando as famílias atingidas pelo temporal. Assistentes sociais, educadores sociais e outros técnicos estão percorrendo casa por casa levantando as necessidades dos moradores. A partir do levantamento é que as ações específicas começaram a ser tomadas para oferecer suporte às famílias, a exemplo da distribuição de telhas.
SOS Araucária
A Defesa Civil está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias atingidas pelo vendaval. Toda ajuda é bem-vinda, mas, de acordo com os organizadores, alimentos não perecíveis, materiais de construção, cobertores e, principalmente, colchões são os itens mais necessários.
As doações podem ser entregues no Corpo de Bombeiros, Academia da Guarda Municipal / Barracão da Defesa Civil (na Manoel Ribas), sede da Guarda Municipal ou na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).
Funcionários da Secretaria de Saúde também estão engajados na campanha, e os donativos poderão ser levados para qualquer unidade de saúde do Município.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 153 ou (41) 3901-5200.
Prefeitura está entregando telhas para a recuperação das casas
Uma das casas destruídas pelo vendaval no Jardim Serra Dourada