Araucária tem Dia da Comunidade Polonesa
Participantes da Cavalgada conduziram objetos e imagens polonesas até a comunidade de Guajuvira

Oficialmente comemorado no dia 2 de maio, o Dia Municipal da Comunidade Polonesa –conforme Lei nº 1631/06 – foi lembrado na localidade rural de Guajuvira no domingo passado, dia 21, com a 8ª edição do Dzien Polski. A cultura dos imigrantes foi resgata com cavalgada, celebração em polonês, almoço típico, apresentação do Coral Dzien Polski, Grupo da “Koza”, Grupo Folclórico Wesoly Dom, exposição de objetos e matinê com o Grupo Garotos Galponeiros.

Todo ano a comunidade organizadora do evento busca agregar novos simbolismos ao evento. Participando pela primeira vez, Oliver Metzger Jr, responsável pela Cavalgada, conta que foram convidados a conduzir as bandeiras e a imagem de Santa Czêstochowa da Colônia Ipiranga até o altar da Capela Senhor Bom, em Guajuvira. “Foi emocionante, porque durante o percurso as pessoas foram se juntando ao grupo e no final puderam assistir a missa celebrada em polonês”, disse.

A presidente da comunidade de Guajuvira, Rosa Maria Wojcik Baedeski, salientou que muitos dos descentes de poloneses que moram na região ficaram emocionados com as referências aos antepassados e também com a valorização da cultura, que muitas vezes fica adormecida. “Conseguimos reunir jovens e moradores antigos da região num único evento. Foi uma experiência positiva”, revelou.

O Coral Dzien Polski homenageou os expedicionários araucarienses com cantos e expressões polonesas, assim como o Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom em sua apresentação e o Grupo da “Koza”, que há 36 anos é responsável pela Folia de Reis na comunidade do Rio Verde Abaixo, mostrou como é realizado o ritual de benção típico da entrada de Ano Novo.
A comunidade polonesa vem se unindo para fomentar que a tradição e a cultura polonesa faça parte do calendário escolar e das atividades turísticas do município, assim como prevê a Lei. A próxima comemoração do Dzien Polski deve acontecer na comunidade do Tietê.

O evento teve apoio do G.F.P. Wesoly Dom, Antonio Gembaroski, Tereza Zapxon, Célia Soczek, Célia Menegatti, Prefeitura de Araucária, Câmara dos Vereadores e comunidade em geral. Estiveram presentes a Secretária da Cultura e Turismo, Irene Zanon, o presidente da Câmara, Pedrinho Nogueira e os vereadores Alex Nogueira e Pedrinho da Gazeta.