Araucária tem IDHM considerado alto
No quesito educação, a cidade evoluiu, mas segundo o secretário de Educação, ainda precisa melhorar

Devido a um erro no sistema de diagramação da matéria sobre o IDH de Araucária, publicada em nossa edição de terça-feira, dia 6, em nossa página Geral, parte do texto foi suprimido. No trecho em questão, estavam as falas do professor Henrique Rodolfo Theobald e do secretário de Educação Ronaldo Assis Martins, que foram entrevistados pela nossa reportagem para comentar sobre o desempenho do município, principalmente no quesito Educação. Por isso, estamos republicando a matéria, na íntegra, bem como, faremos a mesma correção em nosso site: opopularpr.com.br

O município de Araucária tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado alto, conforme dados do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, divulgado no dia 29 de julho, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O IDHM de Araucária foi de 0.743, em 2010, situado na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (entre 0,700 e 0,799), o que a coloca na 781ª posição diante dos demais municípios brasileiros.

Mas afinal, o que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)? Trata-se de um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população.

Os critérios utilizados para calcular o IDH são: grau de escolaridade (média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada); renda -Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior; nível de saúde, que se baseia na expectativa de vida da população, reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.

No quesito longevidade o município atingiu a nota 0.852; a educação teve nota 0.639, e a renda 0.743. O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 0, pior o desenvolvimento humano. Quanto mais próximo de 1, melhor.

Educadores analisam índices
A reportagem do Jornal O Popular do Paraná conversou com o filósofo, mestre em Educação, diretor da Escola Municipal Marcelino Luiz de Andrade e professor da Facear, Henrique Rodolfo Theobald e com o secretário municipal de Educação Ronaldo Assis Martins, que analisaram o índice obtido por Araucária, no quesito Educação.

Henrique explicou que o desenvolvimento educacional é medido por uma fórmula composta por cinco indicativos: 1º – percentual de matrícula das crianças de 5 a 6 anos nas séries iniciais; 2º – percentual de matrícula das crianças de 11 a 13 anos nas séries iniciais; 3º – percentual de jovens de 15 a 17 anos com o ensino fundamental completo; 4º – percentual de jovens de 18 a 20 com o 2º grau completo; 5º – percentual dos maiores de 18 anos com o ensino fundamental completo.

Para podermos entender melhor o índice do IDHM Educação de Araucária, o educador sugere observar a tabela comparativa referente aos anos de 1991, 2000 e 2013 (ver tabela).

“Os números mostram que o sub-índice que mais cresce é o IDHM Educação, quando comparado com os índices de longevidade e renda. O crescimento da educação é alavancado pelo aumento de crianças com vagas nos CMEIs e matriculadas no ensino fundamental, fruto do investimento do município nos CMEIs e nas escolas municipais. Temos dois gargalos: os alunos que abandonam e repetem as séries do ensino fundamental, pois apenas 58,16% concluem o 9º ano até os 17 anos de idade; e o 2º grau, concluído apenas por 38,33% dos jovens até os 20 anos”, exemplifica.

O professor comenta ainda que quem acompanha a realidade do município percebe que o problema mais visível da educação é a falta de vagas nos CMEIs, pois priva as mães das crianças de trabalharem. “No entanto, o maior problema, de certa forma invisível, é o abandono da escola pelos adolescentes e jovens que, ao não concluírem o ensino fundamental e médio, engrossam o contingente de mão-de-obra desqualificada, problema social endêmico em tempos de falta de mão-de-obra qualificada. Se os jovens são a janela do futuro, segundo o Papa Francisco, Araucária está com esta janela fechada, ou, no mínimo, bastante emperrada”, pontuou.

Já o secretário Ronaldo disse que ficou feliz com o resultado obtido pelo município, no entanto, se diz preocupado porque, ao mesmo tempo em que os índices melhoraram em comparação a anos anteriores, Araucária caiu no ranking educacional quando comparada com os demais municípios paranaenses. “Nossa educação ainda precisa ser melhorada, precisamos investir mais no ensino­aprendizagem, por isso, estamos preparando um pacote de ações pedagógicas que pretendemos colocar em prática em breve, visando melhorar a qualidade do ensino na nossa cidade, considerando todos os aspectos da educação”, ponderou.

Araucária tem IDHM considerado alto