Araucária tem um Consulado oficial do Grêmio
A ideia é aproximar os torcedores do Grêmio que residem em Araucária em diferentes momentos

Para um grupo de araucarienses, a quarta-feira e o domingo são os dias mais esperados da semana, e o azul e o branco são as cores mais bonitas que existem por aí. Esses gremistas dão tanto valor ao seu time que decidiram transformar o sentimento em uma instituição. Isso mesmo! Eles fundaram o Consulado do Grêmio em Araucária.

O grupo começou no dia 15 de julho e foi nomeado oficialmente no dia 28 durante um evento do Grêmio em Curitiba. A partir de então, tem se reunido toda semana no bairro Porto das Laranjeiras para assistir aos jogos do time gaúcho. “O objetivo do Consulado é unir os gremistas! Somos a representação oficial do Clube na cidade de Araucária e também somos uma ligação direta dos torcedores daqui com ele”, explica Nícolas Vargas, cônsul do grupo.

Segundo ele, a ideia é comum em outros estados do país, principalmente no Rio Grande do Sul, onde existem mais de 200 grupos como esse. No entanto, Santa Catarina já conta com mais de 70 e o Paraná já ultrapassou a marca dos 40 consulados. “Nossa intenção é mostrar a força do Grêmio fora do Rio Grande do Sul, reunindo os gremistas que moram na cidade em um mesmo lugar e, como faz parte da nossa cultura, alentar pelo tricolor”, conta.

O início
De acordo com Nícolas, a ideia surgiu enquanto alguns amigos assistiam ao jogo em um bar do Consulado de Curitiba. “Eu, o Klaus e o Rogério Beckenkamp também queríamos reunir os gremistas em Araucária pra ver os jogos”, recorda. A ideia foi esquecida por um tempo até que eles retornassem ao mesmo local na capital paranaense. “Nesse dia, o cônsul adjunto de Curitiba, Aloísio Schiavon, nos perguntou se não queríamos montar o consulado aqui, e começamos a acertar os detalhes e a amadurecer a ideia”.

Depois de algumas conversas, os araucarienses realizaram uma reunião para acertar os últimos detalhes e solicitaram a formalização do consulado ao Grêmio, em Porto Alegre. “Era preciso ser sócio do clube e preencher a ficha com os dados do cônsul que estava sendo nomeado e daquele cônsul que o indicara”.

Com tudo acertado, o grupo realizou sua primeira confraternização no Bar do Tico, sede da equipe. “Reunimos gremistas de Araucária, Curitiba, São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré. Foi uma festa bacana”, afirma.

Agora, a equipe está organizando jogos contra outros times, como o Internacional e o Coritiba. “Mas como o consulado é novo, ainda não temos muitas atividades”, comenta. “Por enquanto, a ideia é aumentar o número de gremistas participantes e fazer, inclusive, trabalhos sociais, como já acontece no consulado de Florianópolis, que realiza doações de sangue, e no de Curitiba, que arrecada alimentos”.

O grupo ainda não tem um levantamento definitivo do número de membros, mas a estimativa é de que aproximadamente 25 pessoas já estejam participando das atividades.