APAC de Araucária já tem terreno para sede

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Recentemente foi oferecido pela Prefeitura Municipal o terreno para ser construída a sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que são as miniunidades penitenciárias.

O terreno fica localizado na PR-423, no bairro Estação, em área industrial. De acordo com o juiz Sergio Bernardinetti, que está acompanhando todo o projeto, o Ministério Público estava procurando um lugar com poucas residências, visto que a maioria das pessoas pode não sentir-se confortável em morar próximo à um estabelecimento de cumprimento de pena. “O terreno tem cerca de 3 mil metros quadrados. Nele deve ser construído em breve, assim que formalizarmos toda a parte burocrática, a sede. Seguindo a metodologia das APAC’s, haverá espaço para obras, plantio e demais atividades para os detentos”, comentou Bernardinetti. A casa deverá abrigar aproximadamente 40 pessoas.

De acordo com o juiz, a burocracia é bastante extensa e contém entre os procedimentos, termos de convênio e o Projeto de Lei de Utilidade Pública. Apesar disso, o mais difícil, que era a doação do terreno, já foi feito. A partir de agora, assim que a documentação estiver pronta, a construção deve ser iniciada. “Acredito que no ano que vem a APAC de Araucária deve estar operando e formalmente instalada, visto que recebemos um aporte razoavelmente grande do Governo do Estado para as obras referentes ao imóvel”, comentou.

Vale lembrar que a cada mil presos, 87% retornam aos presídios. Na APAC, no padrão de 40 detentos, 84% não voltam mais a cometer crimes, pois se arrependem e criam valores enquanto estão inseridos na associação, visto que lá trabalham sob um regime rígido de disciplina, gerenciado pela diretoria já eleita este ano que também contratará funcionários celetistas e contará com apoio de voluntariado.

Compartilhar
PUBLICIDADE