Humor araucariense em Festival de Curitiba

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Ver, sonhar, provar, sentir, esperar, imaginar e curtir… essas são algumas das sensações que o 21º Festival de Teatro de Curitiba quer provocar em você. Ocorrendo há 20 anos, ininterruptamente, sempre no mesmo período do ano que marca o aniversário da cidade, em 29 de março, o festival se estrutura melhor a cada ano, abrangendo novas manifestações artísticas, como humor, ilusionismo, música, dança, improviso, circo, cinema e até gastronomia. Para a edição deste ano, são previstos 410 espetáculos, com 2800 artistas atuando em 74 espaços culturais da cidade.

A Mostra Oficial 2012 reúne 30 espetáculos e marca a estreia de trajetória de oito desses. Os espetáculos selecionados representam o rico e diverso panorama atual das artes cênicas brasileiras e mostram o apagamento de fronteiras geográficas e de linguagens. A curadoria – formada por Celso Curi, Lucia Camargo e Thania Brandão – fiou sua busca na revelação dos limites da invenção textual e cênica.

A Fringe, que começou a fazer parte da programação do festival em 1998, está se fortalecendo a cada ano e se caracteriza pela democratização do teatro, já que qualquer companhia profissional pode participar, mediante um cadastro feito pela internet. Já a Mostra Curitiba, que chega à sua terceira edição, terá espetáculos voltados ao público infantil. No Risorama, os espectadores poderão conferir espetáculos de stand up comedy, neste ano, a mostra tem curadoria do ator Diogo Portugal.

Numa linha próxima ao Risorama, a mostra DeRepente contará com espetáculos de improviso. Sem qualquer tipo de roteiro, os atores vão ao palco participar de cenas, jogos e histórias que se desenvolvem na hora, de acordo com a interação que acontece com a plateia. Além disso, outros eventos como o Festival de Cinema Palco e Plateia, a Mostra Mish Mash – com espetáculos de ilusionismo – e o Festival Gastronomix – com pratos requintados servidos em barraquinhas de quermesse – também integram a programação geral do Festival de Teatro de Curitiba. Os dias e horários de todos os eventos estarão disponíveis no site do Festival: http://festivaldecuritiba.com.br.

Araucária também participa
A peça de Gláucio Karas “Semo Polaco Non Semo Tanso – O retorno pra roça”, continuação da Semo Polaco Nom Semo Fraco’ , que conta as aventuras de Isidório Duppa e sua irmã Flortcha e já tirou risadas de muitas pessoas, estreia durante o Festival de Curitiba. Os espetáculos ocorrerão no Teatro Barracão EnCena e a previsão é de muita risada. “Promete ser tão divertida, irreverente e surpreendente quanto a primeira, porém com um cenário típico criado pelo Diretor Juscelino Zilio”, afirmou Gláucio. Vivi Gazoto, Ademar Volpi, Edy Nascimento e, Willian Barbier são o elenco da peça.

Compartilhar
PUBLICIDADE