Municípios brasileiros visitam Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Representantes do município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, estão visitando Araucária esta semana. A comitiva veio conhecer o programa de qualificação profissional da prefeitura, que já beneficiou mais de 11 mil pessoas em pouco mais de três anos. Também esta semana, funcionários da prefeitura de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, devem vir ao município conhecer o programa de qualificação que se tornou um exemplo positivo para várias cidades brasileiras.

Só para se ter uma idéia do alcance do programa, já estiveram visitando a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) representantes das cidades paranaenses de São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Campina Grande do Sul.

O município de Imperatriz, no Maranhão também já mandou olheiros para Araucária. O mesmo aconteceu com as cidades de Rolim de Moura (Rondônia), Canoas (Rio Grande do Sul), Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte (MG) e no início do segundo semestre de 2007 também esteve por aqui uma comitiva formada por representantes do litoral, agreste e sertão pernambucano.

“A comitiva era formada por representantes do Governo de Pernambuco e eles vieram conhecer como funciona o nosso programa de aperfeiçoamento profissional. Inclusive, eles já começaram a implantá-lo por lá.

Dia desses, aliás, vi em vários telejornais que já foram abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes oferecidos pelo governo pernambucano”, destaca o secretário de Trabalho e Emprego, Ronaldo Assis Martins, referindo-se às reportagens veiculadas recentemente em telejornais da Rede Globo, que mostravam milhares de pessoas enfrentando filas na tentativa de conseguir uma vaga nos cursos de qualificação oferecidos pelo Governo de Pernambuco.

O diretor geral da SMTE, Henrique Rodolfo Theobald, explica que como o Brasil havia deixado um pouco de lado a área da qualificação profissional nas últimas décadas, foram poucos os bons exemplos que surgiram neste setor nos últimos tempos. Em meio a este cenário, as iniciativas positivas que surgem acabam sendo rapidamente copiadas e é isto que está acontecendo com Araucária.

“O nosso programa de qualificação foi pensado para o município, porém a nossa realidade é parecida com a de outras cidades brasileiras e isto faz com que outros municípios possam se espelhar no nosso programa, que está dando certo”, enfatiza.

Sucesso
Para Ronaldo, o motivo do sucesso do programa de qualificação desenvolvido em Araucária se deve à priorização dada pelo prefeito ao setor, que investiu milhões de reais para aperfeiçoar profissionalmente os moradores do município. Além disso, o projeto na área de trabalho e emprego foi baseado em quatro pilares de sustentação: qualificação, geração de renda, empreendedorismo e empregabilidade. “A partir do momento que tínhamos um projeto concreto de qualificação, fomos atrás de parceiros como o Senai, o Sebrae, o Senac e a Petrobras para ajudar a transformar a realidade da qualificação em nosso município”, finaliza Ronaldo.

Compartilhar
PUBLICIDADE