Oficialmente, campanha começa nesta sexta-feira

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Está dada à largada. A partir de hoje, dia 6, é permitido aos candidatos a prefeito e vereador a realização de propaganda eleitoral. O prazo está previsto na legislação eleitoral brasileira e encerra-se no dia 6 de outubro, véspera do dia da votação. Ontem, quinta-feira, dia 5, foi o último dia para que os partidos políticos e coligações fizessem o registro das candidaturas a prefeito, vice e vereadores.

Com a campanha liberada, os candidatos já podem distribuir santinhos, corpo a corpo com o eleitorado, e fazer circular carros de som com jingles e pedidos de votos. O uso destes veículos, no entanto, só pode ser feito no horário compreendido entre 8h e 22h. A realização de comícios e reuniões também está liberada, desde que feitas entre as oito da manhã e meia-noite.

Devagar
Muito embora a temporada de caça ao voto já esteja aberta, ainda deve demorar algumas semanas para que sintamos o clima da campanha nas ruas. Isto porque os partidos e coligações tendem a intensificar suas presenças somente no mês de agosto, mas especificamente a partir de 21, quando começa o horário eleitoral obrigatório tanto na televisão quanto no rádio, que se estenderá até o dia 4 de outubro. “Nenhum candidato esperto vai gastar tempo e dinheiro para fazer campanha durante o mês de julho. Isto porque as pessoas só começam a prestar atenção mesmo nas eleições depois do início do horário eleitoral”, comentou um coordenador de campanha majoritária, que pediu para não ser identificado. Ainda segundo ele, neste mês o que deve haver é a distribuição de santinhos e pequenas reuniões com eleitores em potencial.

Compartilhar
PUBLICIDADE