Realidade no Teatro da Praça

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A vivência da realidade entrará em cena no Teatro da Praça nesse final de semana. A peça a ‘Guerra dos fanáticos- O Contestado’ narra uma das guerras mais violentas de que se tem registro na América Latina e que levou à morte mais de vinte mil pessoas: O conflito ocorreu na região sul do Brasil, entre os anos de 1912 e 1916, envolvendo cerca de vinte mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual, numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

Incentivados por um líder religioso, o Monge José Maria, os camponeses iniciaram um movimento de resistência, inicialmente contra as desapropriações das áreas pelo governo tendo como beneficiária a empresa responsável pela construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande. Posteriormente o conflito levou os caboclos a lutarem contra as forças militares e governamentais, tendo como objetivo o retorno da monarquia e a independência da região.

O espetáculo tem texto e direção de João Luiz Fiani, paranaense de Palmeira radicado em Curitiba, onde além de escrever, atuar e dirigir fundou e mantém o Teatro Lala Schneider. “Em 2012 a Guerra do Contestado completou cem anos, e está se tornando um capítulo injustamente esquecido de nossa história. Vejo nessa montagem o teatro assumindo o seu papel social de mobilizador da cultura e da memória do povo”, comenta Fiani.

A peça é encenada com músicas cantadas pelo elenco e composto por mais de 20 atores, entre eles veteranos dos palcos paranaenses como: Rogério Bozza, Alisson Diniz, Luis Henrique Fernandes, Marino Jr e Lucy Merlin. O espetáculo conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do programa conta-cultura e depois de cumprir temporada em Curitiba está circulando por todo o Paraná.

A peça acontece no sábado, 05 de outubro, às 21h. Os ingressos estão a R$ 10,00 e R$ 5,00. Informações: Teatro da Praça – Praça do Seminário – Rua São Vicente de Paulo, 1091 – Fone 3901-5213

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção:

João Luiz Fiani
Elenco:
Rogério Bozza, Marino Jr, Anderson Ribas, Alisson Diniz, Luiz
Henrique Fernandes, Marcyo Luz, Lucas Buzato, Lucas Cardoso, Jorge Ladder, André Opolz, Lucy Merlin, Ingrid Bozza, Loara Gonçalves, Andressa Medeiros, David Moura, Anderson Ribas e Arnon Nogueira.
Cenários:
Leopoldo Baldessar
Figurinos:
Luis Afonso Burigo e Thamis Barreto
Iluminação:
João Luiz Fiani
Música:
Mel Maia
Sonoplastia:
Jader Alves
Adereços:
Marcelo Salles
Programação Visual:
Marino Jr
Direção de Produção:
Thamis Barreto
Coordenação de Produção:
Thati Moraes
Assistente de Produção:
Daniela Costa

Compartilhar
PUBLICIDADE