Araucarienses conquistam quatro medalhas de ouro
Rogério Emerick trouxe três medalhas de ouro

O fato de contar com três atletas e um técnico no Campeonato Sul-Americano de Karatê já seria motivo suficiente para Araucária comemorar. No entanto, a alegria ainda foi maior no dia 30 de junho, quando o Brasil recebeu o 1º lugar geral da competição e os araucarienses trouxeram quatro medalhas para casa. “Esse foi um dos melhores resultados dos últimos anos!”, comemora o sensei João Carlin, treinador da seleção adulta do país.

Segundo ele, os atletas enfrentaram oito delegações e superaram as expectativas. “O Cesar Furtuoso conquistou a medalha de ouro na equipe Sênior, e o Rogério Emerick foi o destaque de todo o Sul-Americano, porque foi o único a conseguir três medalhas de ouro”, comemora. “Me tornei bi-campeão sul-americano na categoria -84 kg, bi-campeão sul-americano em equipe e campeão no Open. Foi um dia inesquecível, memorável, e um resultado importantíssimo em minha singela carreira”, afirma Rogério.

De acordo com o araucariense, todos os confrontos foram difíceis, mas o do Open teve um “gosto especial”, já que essa categoria não apresenta divisão por peso e é realizada depois de todas as lutas. “Nela, só participam os atletas convidados que conseguiram um bom desempenho durante a competição”, conta. Mesmo assim, ele venceu o atual campeão pan-americano por 9 x 1. “Ele era um atleta uruguaio da categoria -60 kg, pra você ter noção do equilíbrio da competição”, comenta.

Dificuldade
No entanto, o técnico João Carlin afirma que, por pouco, Rogério e os demais karatecas araucarienses nem conseguiram participar no Sul-Americano. “Os atletas enfrentaram dificuldades financeiras. O Weslei, por exemplo, conseguiu as passagens com a Prefeitura de Matinhos e os outros conseguiram com a Prefeitura de Araucária. Já a alimentação e a hospedagem, eles tiraram do bolso e conseguiram com patrocínio. Inclusive, como estavam sem dinheiro, nós nem passeamos em Fortaleza e ficamos apenas nos treinos e no hotel”, conta o treinador.

Mesmo com essa dificuldade, eles continuam animados e se preparam para o Sul-Brasileiro, que acontece em Santa Catarina entre os dias 11 e 14 de julho, e para a final do Brasileiro, que ocorre em Fortaleza no mês de agosto.

Ele quer os Jogos Pan-Americanos!

Araucarienses conquistam quatro medalhas de ouro

Com o resultado obtido no Campeonato Sul-Americano no dia 30 de junho, Rogério Emerick está mais perto de conquistar o sonho de chegar ao Pan-Americano. Isso mesmo! “Ainda não é oficial, mas tenho grandes chances de ser convocado para o primeiro degrau, os Jogos Sul-Americanos 2013, que será realizado em Santiago, no Chile”, conta.
Se isso acontecer, ele precisará conquistar apenas uma medalha no evento para garantir a vaga no Pan. “Um sonho a ser alcançado”, adianta. Os jogos acontecerão em Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho de 2015, e devem contar com a presença de 41 países das Américas.