A neve que caiu em Araucária não chegou a acumular no chão, mas foi o suficiente para deixar o povo extasiado
Pessoas eufóricas nas ruas, com suas máquinas fotográficas e celulares, tentando registrar tudo que viam. Esta foi a cena que marcou Araucária na manhã de terça-feira, dia 23, quando a população viu a neve cair na cidade.
Os primeiros flocos começaram a cair logo cedo e quem deixou para acordar mais tarde não conseguiu ver a neve. Foram poucos minutos, mas o suficiente para emocionar os araucarienses, que há 32 anos não viam neve na cidade – o último registro, segundo moradores, foi em 1981. O Simepar não confirmou a informação porque ainda nem havia sido criado – a data de criação do instituto é o ano de 1997.
A Dona Semiramis Romero Siqueira é uma das moradoras que presenciou o fenômeno naquela época. Ela conta que a neve da década de 80 foi semelhante a que caiu agora, com uma intensidade um pouco maior, mas também não chegou a acumular no chão. “Foi muito emocionante ver a neve cair de novo na nossa cidade depois de tantos anos”, disse.
A população não mediu esforços e fez muitas fotos para registrar o acontecimento. Fotos que imediatamente repercutiram e bombaram no Facebook.
Chuva congelada X neve
De acordo com informações do Simepar, Araucária foi a cidade da região metropolitana que registrou a maior incidência de neve, inclusive também teve registros de chuva congelada.
Mas afinal, qual a diferença entre os dois fenômenos? O Simepar explica que a chuva congelada, ou sleet como é chamada pelos meteorologistas, são as gotas que chegam em forma de gelo, uma pequena bolinha (gelinho), quase transparente. Já a neve, que foi o que caiu na cidade, são cristais de gelo mais brancos, a exemplo das raspas de um congelador.
O Simepar disse ainda que o frio intenso vai permanecer por mais alguns dias, com registros de geadas, mas perdendo um pouco a intensidade na próxima semana.