Araucária PR, , 22°C

Arqueiro araucariense vai para torneio na China!
Marcos pratica arco e flecha há pouco mais de dois anos, e já é profissional

Com pouco mais de dois anos de carreira, o arqueiro araucariense Marcos Riter já coleciona conquistas. A última delas aconteceu no sábado, dia 21 de julho, quando ele e outros quatro paranaenses foram convocados para uma das maiores competições de arco e flecha do mundo: o Torneio das Flechas Coloridas, que ocorre anualmente na província de Qinghai, na China.

Segundo ele, essa competição é patrocinada pelo governo chinês com o objetivo de difundir o turismo na região. “Lá, são formados 20 grupos de arqueiros chineses que competem contra 20 grupos de arqueiros de diversos países convidados”, explica.

Este ano, o Brasil teve a oportunidade de enviar uma equipe composta por cinco arqueiros, e Marcos teve a alegria de ser um dos escolhidos. “A convocação foi baseada na categoria de tiro praticada, tradicional e instintivo, ou seja, arco sem acessórios de mira ou estabilizadores, que é a categoria a que eu pertenço”, conta. Além de praticar essa modalidade, ele também precisou estar disponível para viajar no mês de setembro, apresentar seu passaporte em dia e demonstrar conhecimento do esporte de tiro de longa distância.

Marcos “tirou de letra” todas as condições exigidas, e já se prepara emocionalmente para representar o País no evento. “Estou surpreso por poder participar de um torneio em que poucos brasileiros irão nos próximos anos, mais raro que uma oportunidade de participar de olimpíadas. Também estou apreensivo, pois trata-se de um país totalmente diferente com costumes e idioma totalmente desconhecidos”, expõe.

No entanto, o arqueiro também está animado com a oportunidade. “Quanto à prova, me parece que não é difícil, mas estou com muita vontade de treinar para não fazer feio”, brinca. O evento acontece entre os dias 8 e 10 de setembro.

Arqueiro araucariense vai para torneio na China!

Leia outras notícias