Araucária PR, , 18°C

Atletas “brilham” no Estadual de Karatê
A 1ª etapa do evento aconteceu em Curitiba, e contou com 300 atletas

Depois de ter conquistado o título de campeã geral do estado por oito vezes, a equipe de karatecas de Araucária começou muito bem sua luta pelo eneacampeonato. Para isso, 35 atletas da cidade participaram da 1ª etapa do Estadual no último sábado, 16 de março. O evento aconteceu em Curitiba, e contou com mais de 300 atletas de diversos municípios do estado.

De acordo com o sensei João Carlin, professor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e técnico da seleção brasileira da modalidade, os atletas de Araucária se deram muito bem nas provas e mostraram que estão aproveitando os treinamentos. “Nós conseguimos 33 medalhas, sendo 16 de ouro, 10 de prata e sete de bronze. Como temos mais ouro do que de outras medalhas, nós devemos estar no caminho certo nos treinos”, comemora.

Agora, a equipe se prepara para colocar araucarienses na seleção brasileira das categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil, sub- 21 e adulto. A seletiva acontece em São Paulo nos dias 6 e 7 de abril e, de acordo com os professores de karatê do município, Araucária tem grandes chances de garantir as vagas. “Com o apoio do Olizandro Junior, por meio da SMEL e da Prefeitura, com certeza levaremos o nome do nosso municio para o mundo, porque atletas nós temos para isso”, garantem os técnicos João Carlin e Leodoro Caetano.

O Estadual
O Campeonato Estadual é composto por cinco etapas ao longo do ano. A primeira aconteceu em Curitiba e a segunda deve acontecer em Araucária no mês de maio. Vale lembrar que em todas as etapas são apresentadas as duas formas de competição: o Kata (demonstração de formas) e o Kumitê (luta).

Atletas “brilham” no Estadual de Karatê

O ALVO É A SELEÇÃO!
Como Araucária tem a oportunidade de contar com o trabalho do novo técnico da seleção brasileira de karatê, João Carlin Padilha, a expectativa é a de que vários araucarienses representem o país nas competições internacionais deste ano. No entanto, os atletas não precisam treinar somente em Araucária para lutar pelas vagas na seleção e, por isso, três deles aproveitaram o último fim de semana para um treinamento especial na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. “O Rogerio Emerick, a Anna Paula de Carvalho e o Cesar Furtuoso treinaram com o campeão mundial de karatê, Douglas Brose”, conta o sensei.

De acordo com a atleta Anna, os treinos aconteceram na sexta e sábado, e foram gratificantes. “Foi muito produtivo técnico e taticamente e foi uma ótima preparação para a seletiva da seleção no início de abril”, conta a araucariense, que garante ter absorvido cada dica da aula. “Tanto é que não tiramos nem foto”, brinca.

 

Leia outras notícias