Aula prática sobre a cultura indígena
Parque Cachoeira foi palco das apresentações do grupo indígena Fulni-ô

Professores e alunos participaram na sexta-feira, dia 3, de atividade fora dos muros da escola. Eles foram até o Parque Cachoeira e assistiram atentos e curiosos à apresentação do grupo indígena Fulni-ô, de Águas Belas, Estado de Pernambuco. No total, foram seis apresentações ao longo do dia. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Cultura e Turismo.

A aula prática contou com espaço para uma conversa sobre a cultura e apreciação das danças e cantos. Na avaliação da professora Vanessa Manoel, da Escola Municipal Maria Aparecida Saliba Torres a atividade vem completar o que é aprendido em sala. “A escola deve oportunizar o acesso a esse tipo de informação. É uma oportunidade que eles não teriam em outros momentos”, avaliou.

Os participantes também puderam conhecer mais sobre o artesanato do povo Fulni-ô e comprar artesanatos confeccionados nas aldeias. Os recursos destinam-se à auxiliar na subsistência de suas comunidades. A etnia Fulni-ô pertence ao tronco linguístico Macro-Jê e atualmente conta com umapopulação de 3.657 pessoas vivendo em Águas Belas, no semi-árido pernambucano.