Beto Richa e Zezé contra as drogas em Araucária
Beto fala aos presentes sobre a importância de parcerias na RMC

As prefeituras de Araucária e Curitiba oficializaram na última quarta-feira, dia 17, um convênio de integração entre os municípios para articular ações de prevenção ao uso e combate ao tráfico de drogas. A assinatura do documento aconteceu em solenidade realizada no anfiteatro do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito da Capital, Beto Richa (PSDB).

A ideia da Prefeitura de Araucária é desenvolver um trabalho na cidade semelhante ao que Curitiba já vem desenvolvendo com sua Secretaria Antidrogas, criada há dois anos. Na avaliação do secretário municipal de Segurança Pública, Élcio Fuscolin, as ações de repreensão ao tráfico em Curitiba têm apresentado resultados positivos, sendo que a intenção é implantar em Araucária as experiências que deram certo em Curitiba.

O prefeito de Araucária, Albanor José Ferreira Gomes (PSDB), disse durante a assinatura do convênio que a cidade vem enfrentando sérios problemas na área de segurança, como a falta de efetivo policial e a superlotação na carceragem da delegacia. “Sabemos dos problemas que as drogas causam nas famílias. Daí a importância de estabelecermos convênios e criarmos condições para que o assunto seja tratado de forma séria e, principalmente, para que a população se sinta mais segura”.

Por sua vez, o prefeito Beto Richa ressaltou o trabalho bem sucedido que a Secretaria Antidrogas realiza em Curitiba e reforçou a necessidade de integração entre a Capital e a região metropolitana. “De nada adianta combatermos os problemas na Capital se a Região Metropolitana não receber projetos de prevenção, conscientização e repreensão às drogas. Devemos derrubar as barreiras e trabalhar em conjunto”, afirmou, na ocasião. 

Foto: Carlos Poly/ ACS-PMA