Mais de mil professores da rede municipal de ensino participaram das discussões, que foram realizadas em nove locais diferentes

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou na semana passada a Jornada Pedagógica. Na quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, educadores da rede municipal de educação se dividiram em nove locais diferentes para discutir nove temas diferentes, todos visando a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos araucarienses.

No sábado, dia 29, como continuidade dos trabalhos da Jornada, os professores se reuniram nas escolas onde lecionam para discutir os temas abordados no encontro e elaborar proposições que serão encaminhadas à Secretaria de Educação, para, provavelmente, fazerem parte do Plano Municipal de Educação, que deve ser votado ainda este ano na Câmara Municipal de Araucária. Após aprovado, o Plano servirá de diretriz para o ensino público municipal nos próximos 10 anos.

Positivo
A expectativa em torno da Jornada Pedagógica deste ano, que é a Semana Pedagógica realizada em anos anteriores, só que com nome e duração diferentes, era muito grande. Afinal, existia a ameaça de boicote por parte dos professores, que andam pé-de-guerra com a SMED por conta as discussões do PCCV do magistério. Porém, a retaliação não aconteceu, sendo que alguns docentes resolveram se manifestar usando apenas camisetas pretas.

“Havia toda uma expectativa em torno da Jornada, inclusive, a Secretaria estava um pouco apreensiva, mas felizmente não aconteceu nenhum grande empecilho e os professores debateram apenas no campo das idéias”, comentou a secretária de Educação, Ivana Chemello Opis.

Ainda segundo a secretária, a SMED considerou esta uma das melhores semanas (jornada) pedagógicas já realizadas no município. “Com as conferências sendo realizadas em diversos lugares e com grupos menores, melhorou a qualidade dos debates e, acreditamos que o aproveitamento também tenha sido mais satisfatório”, afirmou.

Temas
Os temas abordados no encontro foram: Ensino Fundamental, Educação do Campo, Formação Continuada, Gestão Democrática, Inclusão Social, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Financiamento da Educação e Ensino Superior.