Quando a fumaça tomou conta dos corredores e o alarme de incêndio soou na Escola Municipal Profª Maria Aparecida Saliba Torres, no Campina da Barra, Funcionários pararam os seus afazeres, Alunos deixaram as salas, e todos, calmamente, foram para a quadra de esportes. O Corpo de Bombeiros foi acionado, um caminhão de combate a incêndio rapidamente chegou ao local e os soldados controlaram a situação.

Por sorte, a cena descrita acima não aconteceu de fato. A fumaça era artificial e tudo fez parte de uma simulação de evacuação de emergência realizada na tarde de terça-feira, dia 13, pelo projeto Prontidão Escolar para aproximadamente 500 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da escola. O objetivo é orientar e treinar a comunidade escolar sobre os procedimentos a serem adotados em uma situação de emergência.

Para Andréa Zanetti, diretora da escola, a simulação foi um sucesso. “A prevenção é muito importante. Os alunos estão habituados (ao procedimento), melhoraram o tempo e estavam mais sérios hoje. É importante saber como agir caso aconteça”, avaliou. A saída foi cronometrada em 2 minutos e 10 segundos, sendo que na última simulação o tempo foi de quase 5 minutos.

No comando da ação estava o capitão Cleber Daverson do 2° Subgrupamento do 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros, que aprovou a simulação. “Saiu tudo dentro do combinado. Estão todos de parabéns”, elogiou. A ação também serviu de treinamento para o Corpo de Bombeiros que, após ser acionado, levou 7 minutos para chegar da base (ao lado do Parque Cachoeira) ao local. “É um tempo de resposta bom”, comentou.

Prontidão Escolar
O projeto Prontidão Escolar é uma parceria da Prefeitura do Município de Araucária, por meio das Secretarias de Educação e de Segurança Pública, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é formatar um sistema de gerenciamento de emergências nas instituições municipais de ensino. Dentre as atividades desenvolvidas para orientar e treinar a comunidade escolar estão as simulações de evacuação.