Os onze vereadores de Araucária decidiram pedir ao prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) que suspenda a licitação para contratação da empresa para realizar os serviços de coleta de lixo na cidade. O certame está marcado para hoje, dia 14, às 14h, na sala de licitações da Prefeitura, que fica ao lado da Farmácia Calêndula.
A decisão unânime dos edis de pedirem a interrupção do certame foi tomada num encontro realizado na quarta-feira, dia 8, da semana passada. Reunidos na sala da presidência, todos os vereadores concordaram que era preciso que a Câmara analisasse o processo licitatório antes que este acontecesse. No ofício encaminhado ao prefeito Zezé, eles alegam que é preciso preservar os possíveis prejuízos à qualidade dos serviços que serão prestados dependendo da empresa que vença a concorrência.
Os vereadores consideram que o alto valor da licitação do lixo (a Prefeitura está disposta a pagar até R$ 25 milhões pela execução dos serviços de coleta de resíduos orgânicos e recicláveis produzidos na área urbana e rural da cidade, além do lixo hospitalar), atraiu empresas despreparadas e que estariam dispostas a oferecer lances impraticáveis só para – depois de assinado o contrato com o Município – exigir aditivos e, se estes não fossem atendidos, prejudicar a população, deixando de recolher o lixo das frentes de casa ou mesmo atrasando salários de funcionários.
Analisando
Questionada sobre o assunto, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou apenas que o prefeito recebeu o ofício dos vereadores e que estava analisando o caso.
A falta de posicionamento do Executivo tem deixado alguns vereadores preocupados. Clodoaldo Pinto Jr. (PT), por exemplo, vê no silêncio da Prefeitura um indício preocupante. "Mandamos esse ofício para o prefeito na quinta-feira (9). Todos os vereadores, tanto da situação como da oposição, assinaram o documento, o que é a prova cabal de que não há politicagem nesta questão e até agora a licitação não foi suspensa. Vejo indícios fortes de que alguém na Prefeitura está querendo que determinada empresa vença a licitação do lixo, mesmo que esta empresa não seja a mais qualificada", enfatizou.