Os três candidatos a prefeito – Albanor Zezé, Olizandro José Ferreira e Rosane Ferreira – já entregaram suas prestações de contas

A Justiça Eleitoral de Araucária já recebeu a prestação de contas final dos três candidatos a prefeito que disputaram as eleições deste ano.

Diferentemente das parciais feitas pelos candidatos durante a campanha, onde eles precisavam declarar apenas suas receitas e despesas, agora eles também tiveram que informar a origem dos recursos e juntar as notas fiscais que comprovam os gastos feitos e os comprovantes de doações recebidas. Ao todo, os três candidatos declararam terem gastado juntos R$ 1.161.737,87.

Segundo a Justiça Eleitoral, a candidata do Partido Verde (PV), Rosane Ferreira, gastou exatamente o que arrecadou: R$ 236.286,76.

Entre os doadores de sua campanha estão empresas como Ultrafértil, Gerdau e Gráfica Posigraf, além de companheiros de partido, como o ambientalista José Paulo Loureiro, o presidente do diretório local do PV, Reinaldo Skalisz e Cristiane Maria Gonzaga Natal. Embora tenha tido vários doadores, o grosso da campanha foi mesmo custeado pela própria Rosane, que declarou à Justiça Eleitoral ter tirado do próprio bolso R$ 150 mil.

Já o ex-prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) disse ter arrecadado R$ 306.264,00, sendo que sua despesa foi de R$ 306.105,00. O saldo da campanha vai para o fundo partidário. O maior doador da campanha tucana foi o Auto Posto Fialla, de propriedade do candidato a vice na chapa de Zezé: Isac José Efraim Fialla. Além dele, também contribuíram para a empreitada a Gerdau e a Ultrafértil, o empresário Gilson Karas; o professor de educação física, Wanderley Haddad; o engenheiro elétrico Mário Celso Rigolino Torres; e até os advogados da campanha, Genésio Felipe de Natividade e Luis Knob.

A campanha que mais arrecadou e mais gastou foi a do atual prefeito, Olizandro José Ferreira (PMDB), que teve uma receita e uma despesa de igual valor: R$ 619.187,09. Na lista de doadores da campanha do PMDB figuram empresas como o Grupo Expoente, Terpasul Construtora de Obras, Dehini e Cia. Ltda, Waleservice, Ultrafértil, Emparlimp, Berneck, Gerdau, Banco Itaú, Cocelpa e Araucar Locação de Veículos. Já entre as pessoas físicas que ajudaram financeiramente na empreitada do atual prefeito estão secretários municipais, diretores gerais e alguns funcionários do primeiro escalão de Olizandro.

Análise
Ainda segundo informações da Justiça Eleitoral de Araucária, os processos de prestação de contas serão analisados e depois encaminhados para que a juíza eleitoral se manifeste pela aprovação, aprovação com ressalvas ou reprovação das contas dos candidatos.

Público
As pessoas que tiverem interesse em consultar os autos das prestações de contas de qualquer um dos 138 candidatos a vereador e dos três a prefeito podem fazê-lo.

Segundo a chefe do cartório eleitoral local, Yna Honda, os autos são públicos e estão disponíveis para consulta de qualquer cidadão. Em breve, os dados também devem ser disponibilizados no site do TSE (www.tse.gov.br).

Fechando o cerco

A cada eleição, a Justiça Eleitoral vem aprimorando suas ferramentas para tentar confirmar as demonstrações de candidatos e comitês financeiros nas prestações de contas de campanha. Neste pleito, por exemplo, está sendo feito o que o TSE chama de “circularização” de todo o comércio e indústria do país.

Funciona assim: milhares de correspondências foram expedidas objetivando que os fornecedores alimentem, junto ao sítio na internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um banco de dados para cruzamento com as informações declaradas nas prestações de contas das campanhas eleitorais.

Os fornecedores estão recebendo correspondência oficial da Justiça Eleitoral contendo uma identificação personalizada de usuário e senha, por meio da qual terão acesso ao banco de dados, onde lançarão as informações relativas aos serviços prestados ou vendas realizadas aos candidatos durante as campanhas. Com estas informações haverá o cruzamento de dados quando da análise das contas.

A intenção da Justiça Eleitoral com essa medida é aprimorar os mecanismos de controle, dando ainda mais transparência dos financiamentos de campanha.