Candidatos não respeitam prazo pra tirar placas
Placas de Hissam foram vistas na Av. Archelau de Almeida TorresCandidatos não respeitam prazo pra tirar placas
Já as de Zezé foram fotografadas no Santa ReginaCandidatos não respeitam prazo pra tirar placas
Placas de Olizandro também foram vistas no Santa Regina

Terminou na terça-feira, dia 6, o prazo para que os candidatos a prefeito e a vereadores retirassem toda e qualquer propaganda eleitoral de suas candidaturas. A norma está prevista nas resoluções 22.718/2008 e 23.191/2009, editadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos que não cumpriram a determinação estão sujeitos a multa.

Nossa reportagem foi às ruas na manhã de ontem, dia 8, e constatou que são muitos os candidatos que não retiraram as placas de campanha e, por consequência, não estão cumprindo o que determina a legislação eleitoral. Entre eles estão os três principais postulantes ao cargo de prefeito, Olizandro José Ferreira (PMDB), Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) e Hissam Hussein De­haini (PPS). Ques­tio­nados sobre o assunto, representantes das três coligações disseram que estão retirando as placas, mas afirmaram que muitas vezes os próprios proprietários das casas se mostram resistentes e não as querem tirar. Em outros casos, a dificuldades é localizar alguém na residência.

“Temos uma equipe que ficou responsável por retirar as placas, mas temos encontrado resistência por parte das pessoas, que querem deixá-las lá até como forma de manifestação de alegria por pelo fato de o nosso candidato ter ganhado a eleição”, explicou o representante da coligação de Olizandro, João Caetano Saliba de Oliveira. Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração das pessoas. “Peço para que todos que ainda tem placas nas casas que as retirem, pois isto pode acabar prejudicando o Olizandro”, argumentou.

Do mesmo modo, Enerzon Vieira, da coligação de Zezé, também falou da dificuldade em convencer algumas pessoas a retirarem os materiais. “As pessoas gostam do Zezé e não querem tirar as placas, é impressionante”, comentou. Mesmo assim, segundo ele, 70% das propagandas já foram removidas. “Pedimos até a colaboração das pessoas que nos ajudaram durante a campanha e quem tem placas afixadas em casa, que as retirem”, enfatizou.

Já o presidente do PPS local, Genildo Carvalho, destacou que a grande maioria das placas com o nome de Hissam já foram removidas e que até o final desta semana o trabalho deve ser concluído. “Nossa equipe é pequena e nos concentramos esta semana na entrega das prestações de contas dos candidatos. Agora vamos pegar firmes na remoção das placas”, prometeu.

Notificação
De acordo com o juiz eleitoral Carlos Alberto Costa Ritzmann, a Justiça Eleitoral de Araucária irá notificar todas as coligações sobre a necessidade de retirada da propaganda eleitoral. Feito isto, caso os materiais não sejam removidos, haverá comunicação do caso ao Ministério Público Eleitoral para que o órgão tome as medidas cabíveis.