Carnês do IPTU 2013 começam a ser entregues
Secretário de Finanças fala sobre importância do pagamento do IPTU

Os contribuintes araucarienses começaram a receber pelos Correios na semana passada os carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) deste ano. Como vem sendo praxe no Município, o tributo foi corrigido de acordo com a inflação apurada no ano de 2012, que ficou em 6,11%.

Como forma de incentivar o pagamento à vista do IPTU 2013, a Prefeitura previu em sua lei de diretrizes orçamentárias do ano passado um desconto de 15% para quem quitá-lo até o dia 8 de abril, sendo que neste caso a quitação tem que ser feita utilizando a cota única do carnê. Aqueles que, por ventura, estiverem meio apertados financeiramente, podem parcelar o imposto em até seis vezes, sem o desconto. Neste caso, a primeira parcelinha também tem vencimento para o dia 8 de abril.

Ainda conforme informou a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI), os carnês podem ser pagos em qualquer agência ou correspondente bancário, isto até o vencimento. Após esta data, as faturas são recebidas somente no Banco do Brasil e sobre elas são computados juros de 1% ao mês e mais mora diária de 0,33%.

No ano passado, a arrecadação do IPTU rendeu aos cofres do Município R$ 8.246.418,32, dinheiro este que, em 2013, será ainda mais importante para as finanças da cidade. “Essa perda que teremos na arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) este ano aumenta ainda mais a importância de toda e qualquer receita da Prefeitura. Então, precisamos que os contribuintes procurem pagar em dia seu carnê de IPTU, pois este dinheiro é necessário para que o Município possa honrar seus compromissos com fornecedores e também com seus funcionários”, salientou o secretário de Finanças, Marco Antonio Ozório.

Não recebeu?
O secretário ainda pediu para que os contribuintes fiquem atentos a data limite para que eles recebam os carnês pelos Correios, que é 28 de março. “Se até esse dia o carnê não tiver chegado, o cidadão precisa vir até o Espaço Cidadão, que fica no prédio da Prefeitura mesmo, e pedir uma segunda via do imposto”, esclareceu. Até o dia 8 de abril as pessoas que não concordarem com o valor do IPTU podem pedir uma revisão do imposto. Para isso, no entanto, também é preciso vir até o Espaço Cidadão.

Serviço
Mais informações sobre o IPTU podem ser obtidas pelo telefone 3614-1530 ou diretamente no Espaço Cidadão, no prédio da Prefeitura, na rua Pedro Druszcz, 111, Centro. O horário de funcionamento do departamento é das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Renovação de alvará deve ser feita até semana que vem
Conforme determina a legislação municipal, termina no dia 28 de março o prazo para que as empresas instaladas em Araucária façam a renovação de seus alvarás municipais. Esta também é a data limite para o pagamento do ISS Fixo e licença sanitária. As guias para pagamento destas taxas podem ser obtidas diretamente pela internet, por meio do link “Prefeitura 24 horas”, disponível no site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br)

Autônomos
Já para os empreendedores autônomos, a guia para pagamento da renovação do alvará municipal foi enviada pelos Correios, sendo que aqueles que não receberam o boleto devem procurar o setor de alvarás da Secretaria de Finanças, que também fica no Espaço Cidadão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3614-1709.