Caso de leptospirose preocupa moradores
Moradores fotografaram um dos inúmeros ratos que ficam no esgoto

Os problemas com a falta de rede de esgoto no Jardim Magnópolis continuam preocupando as autoridades sanitárias de Araucária. Em março, uma moradora contraiu leptospirose, doença provocada pela urina do rato, provavelmente devido à falta de saneamento básico naquela região.

Apesar de a legislação federal (Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007) garantir que o saneamento básico é um serviço público essencial às condições de vida digna e deve ser prestado de forma a atender a todos os cidadãos, cabendo ao Estado implementar políticas públicas que garantam a efetividade desse serviço, a rede de esgoto não chegou em muitos lugares, o que acaba gerando problemas de saúde pública.

O presidente da associação de moradores do Jardim Magnópolis, Valdir da Silva, comenta que ligou várias vezes para a Vigilância Sanitária pedindo que fossem ver a situação dos moradores e que a única coisa que conseguiu foram os comunicados que as pessoas estão recebendo para providenciar a limpeza dos seus terrenos. “O problema do esgoto está na rua e não nos terrenos, e isso é problema da gestão pública”, criticou o líder comunitário.

A verdade é que enquanto a solução não aparece, os moradores correm o risco de contraírem doenças, como foi o caso da zeladora Gislaine Gomes de Oliveira, que pegou leptospirose e ficou internada por uma semana. “Estou melhor agora, mas passei muito mal nesses dias por causa da doença. Alguém precisa vir aqui ver como está a situação, tem ratos saindo dos esgotos até durante o dia. Logo, logo, mais pessoas vão ficar doentes”, disse.

Alerta
Conforme o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, Araucária tem registrado vários casos de leptospirose e por isso o órgão está visitando as residências para orientar os moradores e levantar possíveis focos de infecção. Entre as orientações os agentes de saúde orientam as pessoas a não deixarem lixo pelo chão, não deixarem ração de animais expostas durante a noite, evitar esgoto a céu aberto, evitar entulhos, entre outros.

O CCZ também vai investigar o caso da moradora do Jardim Magnópolis que pegou leptospirose. Hoje, dia 26, os agentes farão uma visita no bairro para conversar com os moradores.

Sintomas
O CCZ orienta as pessoas a ficarem alertas aos sintomas da doença: dor de cabeça, febre alta, dor muscular (principalmente na panturrilha), náusea, enjôo, vômito, dor de barriga, olhos vermelhos e pela amarelada. Se apresentar alguns destes sintomas, a pessoa deve procurar um Centro de Saúde o mais breve possível.