Araucária PR, , 18°C

Com intuito de promover a conscientização das pessoas e somar esforços no combate ao mosquito transmissor da dengue, todos os anos o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove a Semana de Prevenção à Dengue, que este ano acontece de 19 a 24 de novembro.

Durante esses dias, escolas da rede pública municipal irão trabalhar o tema em sala de aula e equipes de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, em suas áreas de abrangência, irão trabalhar no sentido de conscientizar a população sobre os sintomas da doença e como evitar a proliferação do mosquito. O CCZ também irá realizar serviços de inspeção em residências e empresas e realizar palestra sobre o tema.

No sábado, 24 de novembro, das 9h às 16h30, será o Dia D da campanha e a programação será mais intensa em toda a área urbana, com diversas atividades de conscientização, distribuição de panfletos informativos nos principais semáforos da cidade, em comércios, supermercados e empresas da região central de Araucária.

“Pedimos a colaboração da população como um todo, no sentido de manter seus quintais e pátios das empresas limpos e organizados, livres de qualquer recipiente ou objeto que possa acumular água. O importante é combater o mosquito em sua fase inicial (ovos, larvas e pupas), pois água parada é potencial criadouro de mosquito”, explica o coordenador do CCZ, Antonio Pestana.

Disque Dengue
A SMSA possui um Plano de Contingência para Endemias de Dengue e um serviço gratuito Disque Dengue (0800-643-3005). No entanto, a cidade não está entre os municípios considerados de risco para uma epidemia e nunca apresentou nenhum caso autóctone da doença.

De acordo com Pestana, mediante solicitação o Plano Municipal de Prevenção à Dengue pode ser apresentado a comércios, indústrias, instituições de ensino e demais interessados, que poderão, a partir dele, realizar suas próprias ações de eliminação de focos e combate ao mosquito vetor.
 

Leia outras notícias