Cenário pintado pela Prefeitura era exagerado
Controlador apresenta dados da Prefeitura durante audiência

Prefeitura e Câmara realizaram na tarde de ontem, dia 22, suas audiências de prestação de contas referente ao último quadrimestre de 2009, que também pode ser considerada a prestação de contas de todo o ano passado, pois reúne dados da receita e despesa dos três quadrimestres.

Os dados apresentados demonstram que o cenário alarmante pintado pelo prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) com relação ao desempenho da arrecadação municipal em 2009 e o impacto desta nas finanças da Prefeitura não se concretizaram. Um bom exemplo disso foi o índice de gastos com pessoal, que fechou 2009 consumindo 46,16% da receita corrente líquida do Município. Índice bem abaixo do que o pintado por Zezé quando justificou um reajuste de pouco mais de 6% nos salários do funcionalismo no ano passado. Na época, ele disse que aquilo era o máximo que poderia ser concedido sem ultrapassar o índice permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os números mostrados agora mostram que ele estava completamente errado.

O ano de 2009 fechou ainda com a Prefeitura repassando R$ 13.930.105,16 para a Câmara Municipal de Araucária. O valor foi suficiente para bancar todas as despesas do legislativo com folha de pagamento e manutenção dos gabinetes dos vereadores. O número contribui também para mostrar que é um disparate a cifra que a Câmara quer para este ano: 23 milhões. Quase o dobro do dinheiro que eles tiveram no ano passado.

As despesas com Saúde e Educação também ficaram dentro do que prevê a Constituição Federal. Com a primeira, a Prefeitura gastou 21,69% da receita (o mínimo é 15%). Já a segunda consumiu 29,89% do orçamento, sendo que o mínimo constitucional é de 25%.

Receitas

Ainda de acordo com os dados fornecidos pelo controlador geral do Município, Carlos Bertan, durante a audiência, a receita da Prefeitura somou R$ 412.622.413,52 em 2009. 

Foto: Marco Charneski