Araucária PR, , 28°C

Decisão do Supremo Tribunal Federal saiu no final da noite de ontem e coloca em risco mandatos de Irineu, Amir, Pedrinho, Lucínio e Betão

Daqui a exatamente um ano, no primeiro domingo de outubro de 2008, acontecerão as eleições para escolha dos novos vereadores e prefeito de Araucária. Como prevê a legislação eleitoral, hoje é o último prazo para que os interessados em concorrer ao próximo pleito se filiem ao partido pelo qual pretendem disputar uma vaga na Câmara ou na Prefeitura.

Como acontece nestes dias que antecedem o prazo final de filiações dos pré-candidatos, a movimentação nos bastidores da política local foi intensa. Contribuiu, ainda, para aumentar a tensão, a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se as vagas dos vereadores pertencem aos candidatos ou aos partidos pelos quais eles foram eleitos. Acontece que vários dos nossos edis mudaram de legenda após as últimas eleições.

Esperando pela decisão do STF, o vereador Renaldo Rodrigues, por exemplo, não se desfiliou, conforme havia sinalizado na semana passada, do partido pelo qual foi eleito, o PDT. “Vou esperar a decisão do STF. Não quero correr o risco de perder o meu mandato”, justificou.

Mandato é do partido
No final da noite de ontem, após mais de nove horas de sessão, o Superior Tribunal Federal decidiu que todos aqueles parlamentares que trocaram de sigla após o dia 27 de março, ocasião em que o Superior Tribunal Eleitoral (STF), considerou que o mandato era dos partidos, corre sim o risco de perder o mandato. A resolução regulamentando a questão deve ser emitida pelo TSE na próxima semana.

Diante da nova decisão, correm o risco de perder o mandato em Araucária os seguintes vereadores: Amir Júlio Russi, que trocou o PSDB pelo PSL; Irineu Cantador, que saiu do PR e foi para o PTB; Pedro Ferreira de Lima, que deixou o PDT para se filiar ao PMDB; Lucínio Grebos, que mudou do PR para o PMDB.

O vereador licenciado Wilson Roberto Mota, que saiu do PSDB para se filiar ao PPS também corre o risco.

Leia outras notícias