Prefeito inaugurou o Cmei locado de credor da Mega na semana passada
Em 21 de setembro de 2011, a Prefeitura de Araucária locou dos senhores Orlando Bosquetto e Nathalia Bosquetto um imóvel situado na localidade rural do Tietê para instalação de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). A casa de 160 m2 foi locada por meio de dispensa de licitação sob a alegação de que não havia outros imóveis na região com as mesmas características. Desde então a Prefeitura passou a pagar R$ 1.200,00 mensais aos proprietários. No entanto, o Cmei só foi efetivamente implantado na última sexta-feira, dia 15. Ou seja, cerca de nove meses depois.
Além do longo período levado até que o Cmei fosse implantado, dois outros detalhes envolvendo a locação do imóvel do casal Bosquetto chamam a atenção: o valor gasto pela Prefeitura para adaptar a casa de modo que ela ficasse apta a receber uma creche e o fato dela pertencer a credores do grupo Mega Cred, empresa que faliu no início de década passada lesando dezenas de araucarienses (entre eles o casal Bosquetto).
O primeiro fato merece destaque porque a Prefeitura gastou R$ 47.664,48 para adaptar um imóvel de terceiro. Ou seja, dinheiro público sendo empregado em algo que não lhe pertence. As obras ficaram a cargo da empresa Pedrotti & Trizoti Ltda, contratada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) só em 12 de abril deste ano. Ou seja, sete meses após o imóvel ter sido alugado.
Já o segundo fato chama a atenção porque coincidentemente um dos sócios da falida Mega Cred é justamente o prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB), que ratificou a locação feita do casal Bosquetto. Outro dos sócios da empresa que quando faliu ficou devendo ao casal Bosquetto é o irmão de Zezé, o secretário de Governo, João Lincoln Ferreira Gomes. Este, aliás, já foi condenado em segunda instância pela Justiça Federal pela prática de crime do colarinho branco quando administrou a Mega Cred. A informação de que o “os Bosquettos” são credores da Mega foi passada oficialmente pela Comcred, comissão que representa os lesados pela Mega Cred.
Cmei atenderá 55 crianças
Com a inauguração do Cmei Tietê, 55 crianças de zero a cinco anos daquela região serão atendidas em tempo integral pela Secretaria de Educação. Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, a creche conta com 150 m² de área construída. São cinco salas de aula, sala de direção, banheiros, cozinha, refeitório, área de serviço, espaço para recreação e demais dependências. Quando da inauguração, o prefeito Zezé se fez presente e falou da importância do local para os trabalhadores do campo. “Este CMEI é um bom exemplo disso. Sabemos das dificuldades encontradas pelos trabalhadores do campo e buscamos de alguma maneira realizar as ações que atendam essas necessidades”, destacou o prefeito.
Também presente, a secretária de Educação, Maria José Dietrich, contou que oito profissionais trabalharão na nova creche, que oferecerá maternal, berçário e pré-escola. “É uma alegria muito grande entregar este CMEI para esta comunidade. Neste espaço os alunos poderão aprender mais e melhor”, disse.