Esta semana a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) confirmou que as linhas metropolitanas Araucária-Contenda e Tupy-Pinheirinho farão parte do Lote 01 da licitação que deve ser realizada pelo órgão estadual no primeiro semestre de 2013. “Este fato decorre do processo de negociação entre a CMTC, a URBS e a Comec, desencadeado pela atual administração municipal ao longo dos três últimos anos. A principal consequência é que essas linhas deixarão de ser custeadas por Araucária e passarão a ser geridas pela COMEC em parceria com a URBS”, explicou o diretor operacional da CMTC, José Luiz Lautert.
Segundo o diretor operacional da Companhia, com a economia decorrente dessa decisão, a CMTC dá um grande passo na busca de sua auto-sustentabilidade financeira e, por conseguinte, amplia sua capacidade de investimentos em importantes obras de melhoria do sistema de transportes em Araucária. “Acreditamos que este cenário positivo, aliado a uma gestão profissional e eficiente, permitirá a consolidação de Araucária como modelo de transporte coletivo em âmbito estadual e nacional nos próximos anos”, anunciou Lautert.
Investimentos recentes
A CMTC tem empreendido esforços e consolidado parcerias a fim de promover a acessibilidade nos ônibus e terminais e atender cada vez melhor todos os usuários do transporte coletivo que transitam dentro do município.
Pensando nisso, realizou a implantação, no Terminal Central, de duas plataformas elevadas, sendo uma para os ônibus do Triar (Linhão L02 e Circular Centro) e outra para os Ligeirinhos que fazem a integração com Curitiba. O investimento para a reforma do Terminal Central soma R$ 680 mil e todo o montante investido foi integralmente bancado pelo município, com recursos próprios da Companhia.
Já na Rua Manoel Ribas, uma das principais vias de acesso da cidade, foram investidos cerca de R$ 4,8 milhões em obras, visando a otimização do sistema de transporte coletivo como um todo. Na região Central, está em fase de finalização a Estação de Transferência, uma moderna, ampla e confortável plataforma de embarque e desembarque de passageiros, que irá atender os usuários do Triar (Linhão L01 e Circular Centro) e do Ligeirinho. Na mesma rua, no bairro Jd. Planalto, próximo à nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), está sendo feita a pavimentação e todas as adequações necessárias de um trecho de 482 metros de extensão, onde será implantado o novo terminal de ônibus da região Sul, cujas obras receberam financiamento do Governo do Estado, através do Paraná Cidade.
Além das obras que foram concluídas ou estão em execução, a CMTC ainda tem projetos em andamento para a construção de mais um terminal na região Norte da cidade (bairro Industrial e imediações), a reforma do Terminal Angélica, além de outras adequações necessárias no Triar Rural e no sistema em geral.