Araucária PR, , 25°C

Para centenas de crianças araucarienses, o mês de janeiro não é sinônimo de televisão, comida ou sono. Segundo elas, o mês de folga é uma excelente oportunidade para se divertir e ainda aprender de um jeito diferente: em uma Colônia de Férias.

Neste mês, é possível encontrar dois desses eventos em Araucária. Um deles, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), é gratuito e atende crianças entre seis meses e quatro anos. O outro, organizado pelo Clube dos Empregados da Petrobras de Araucária (CEPE), tem custos para os pais devido aos passeios que oferece aos garotos e garotas entre cinco e quinze anos.

De acordo com Filomena Borá do Carmo, diretora do departamento de educação infantil de Araucária, 643 pequenos estão sendo atendidos em quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Araucária. Segundo ela, esses Centros estão em funcionamento em tempo integral desde o dia 2 de janeiro com o objetivo de tranquilizar os pais que precisam trabalhar nesse período. “Esses pais procuram deixar os filhos em um local seguro, onde receberão atenção, aproveitarão as férias e não trarão preocupação para casa”, explica.

Lá, segundo a diretora, as crianças recebem cuidado completo. “Oferecemos todo o atendimento de necessidades básicas, higienização e alimentação”, afirma. Para isso, os CMEIs contam com o trabalho de 122 profissionais, entre atendentes infantis, serventes e cozinheiras.

Segundo a diretora, a criançada ainda passa o dia se divertindo com segurança. “Acontecem várias brincadeiras dirigidas e atividades pedagógicas planejadas, sempre sobre o olhar e cuidado dos educadores”, garante.Colônias de Férias divertem e ensinam a criançada

No CEPE, crianças e jovens se refrescam na piscina do Clube

Atividades assim, de acordo com Filomena, têm rendido muitos elogios ao projeto. Esse é o caso de Débora Ebert, mãe do pequeno Ruan, de quatro anos. “Meu filho está muito bem cuidado! Lá, ele tem a hora do ‘papá’, do ‘soninho’ e ainda pode fazer novos amigos”, menciona. Além disso, a mamãe afirma que os atendentes são muito cautelosos. “Eles me mandam um bilhete todo dia para contar o que aconteceu lá”, elogia.

O atendimento aos pequenos como o Ruan acontece até o dia 30 de janeiro, pois no 1º dia de fevereiro todos os Centros Municipais de Educação Infantil retomam suas atividades.
 

Colônias de Férias divertem e ensinam a criançada
Além de muita diversão, pequeninos aprendem e se desenvolvem em atividades educacionais nos CMEIs

Maiores
Os maiores, entre 5 e 15 anos, também têm o que fazer no mês de janeiro. Para eles, a Colônia de Férias é promovida pelo Clube dos Empregados da Petrobras de Araucária, e começou ontem, dia 23. O programa inclui alimentação, atividades recreativas, diversos passeios e a orientação de professores de Educação Física. Uma das excursões é voltada apenas para a garotada entre 12 e 15 anos: eles viajarão para o parque temático Hopi Hari, em São Paulo. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 25. No mesmo dia, os menores estarão no cinema assistindo Alvin e os Esquilos 3, em 3D.

A garotada maior de 12 anos ainda passa todas as noites da Colônia dormindo na CEPE. Para eles, a programação termina na quinta-feira à noite, enquanto os menores ainda participam de uma festa de encerramento na próxima sexta-feira, 27.

PÓLOS PARA ATENDER AS CRIANÇAS DO CMEIS

CMEI BERNECK: Aurora, Barigui, Berneck, Califórnia, Estação, Fazenda Velha, Industrial, Ipês, Plínio, São Francisco de Assis, Tinguis e Vila Angélica

CMEI JARDIM DO CONHECIMENTO: Capinzal, Centro, Dalla Torre, Guajuvira, Iguaçu,
Iguatemi, Jardim Augusta, Jardim do Conhecimento,
Pequim e Tietê

CMEI SANTA CLARA: Campina da Barra, Santa Clara, Tupi e Tupi II

CMEI TINDIQUERA: Bela Vista, Costeira, Gralha Azul, Manoel Bandeira, Maranhão, Planalto e Tindiquera  

Leia outras notícias