Moradores colocaram fogo em pneus e fecharam uma rua do bairro
Revoltados com a situação em que se encontra o bairro, moradores do Jardim Itaipu I e II fizeram um protesto na tarde de ontem, dia 18. Os manifestantes queimaram pneus e interditaram a rua das Palmeiras. Um dia antes, na quarta-feira, dia 17, eles já haviam colocado faixas pelo bairro, usando da ironia para expressarem sua indignação com o poder público municipal: “Parabenizamos o prefeito Zezé e seus vereadores por terem esquecido da comunidade do Itaipu II”.
Segundo os moradores que participaram do protesto desta quinta, o bairro foi abandonado pela Prefeitura. Entre os problemas enumerados pela comunidade, estão buracos nas ruas, falta de calçadas, mato alto, abandono do campo de futebol e a demora da construção da rotatória na Avenida dos Pinheirais. “Na hora de pedir voto todo mundo vem aqui nos visitar. E olha que esse prefeito de agora teve uma boa votação no nosso bairro. Mas pra quê? Pra depois nos abandonar?”, reclamou a moradora Josi Meira.
A moradora Marceli Moura também estava revoltada e disse que o protesto foi a única maneira que eles encontraram de ser lembrados pela administração. “Vamos gritar até que alguém nos escute e venha fazer algo pelo nosso bairro”, disse.
Rosana Jamelniak concorda com a reclamação das vizinhas e afirma que nunca o Jardim Itaipu esteve tão abandonado. “O que o Olizandro fez em três anos, o Zezé destruiu em apenas um”, comparou.
Desafio
Por sua vez, o presidente da associação de moradores da região, Emerson Padilha, desafiou os políticos locais a andar pelas ruas do bairro e ver de perto a situação dos buracos. “Tem que ver para crer, se a gente falar ninguém acredita a situação em que se encontram nossas ruas”, pontuou.
Respostas
Questionada sobre as reivindicações dos moradores do Itaipu, a assessoria de comunicação da Prefeitura divulgou uma nota oficial em que dá explicações somente com relação aos pedidos de melhoria asfáltica. A informação da assessoria é a de quê técnicos da Secretaria de Obras estiveram no local e constataram que os problemas na rua Jacarandá se devem ao tráfego pesado de caminhões que passam pelo local e à falta de manutenção feita pela administração passada. “O constante tráfego de veículos de carga pesada para uma empresa próxima ao local, e a falta de manutenção pela gestão passada, danificaram por completo a passagem na via”.
Ainda de acordo com o documento, uma simples operação tapa-buraco não resolveria o problema. “Por isso será elaborado um projeto de pavimentação diferenciada (asfalto mais resistente), para esta (rua Jacarandá) e também a Rua Colibri, que enfrenta os mesmos problemas”, garantiram.
A nota garante ainda que o Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano prevê a pavimentação de todo o jardim Itaipu.
Fotos: Welington de Oliveira