Araucária PR, , 24°C

Conselho de Saúde tem novo presidente

Na terça-feira da semana passada, dia 2, os conselheiros municipais de Saúde finalmente elegeram a nova diretoria da entidade para o biênio 2010/2011. Inicialmente, a eleição era para acontecer no dia 26 de janeiro, mas foi adiada para o início de fevereiro.

Duas chapas estavam na disputa, uma liderada por Jair Francisco Lopes e outra por Antônio Arival Correa. Ambos são conselheiros representantes dos usuários da rede pública de Saúde. Por conta da eleição, estiveram reunidos na sede do Conselho o secretário de Saúde, Haroldo Ferreira, o ex-presidente do Comusar, Sérgio Miguel Jamielniak, além de 31 dos 32 conselheiros titulares e vários suplentes.

Como só podiam votar os conselheiros titulares, o que faltou foi substituído por seu suplente para que se pudesse realizar a eleição. Contados os votos, venceu a chapa 2, presidida por Antônio, que obteve 19 votos. O representante da chapa 1 foi o preferido de 12 conselheiros e um voto foi nulo.

Além de Antônio, também integram a chapa vencedora a profissional de Saúde Viviane Pierro Padilha (vice-presidente), o também representante dos usuários da rede pública Sandro Chaves (primeiro secretário) e o auxiliar administrativo e representante da Prefeitura no órgão Joacir Leal Neves (segundo secretário).

Falando à assessoria de comunicação social da Prefeitura, o novo segundo secretário do Comusar, Joacir Leal Neves, informou que a principal tarefa do Conselho é fiscalizar e deliberar sobre as ações da Prefeitura no tocante à saúde no Município.

Por sua vez, o presidente eleito fez questão de frisar que nenhum dos conselheiros recebe qualquer tipo de remuneração pelo trabalho no órgão. Ele mesmo, inclusive, terá de dividir sua nova função com o trabalho de montador de andaimes na Fosfertil. Sobre a importância do Comusar, disse Correa: “O Conselho é deliberativo, ou seja, tudo que acontece referente à saúde no município tem que passar pelo Comusar e ser aprovado por seus membros. Todo trimestre, o secretário de saúde tem que apresentar um relatório prestando contas sobre o que está sendo feito pela Prefeitura para a promoção da saúde no município”.

A próxima reunião do Conselho de Saúde está marcado para o dia 2 de março, sendo que os encontros são abertos ao público e acontecem na sede do órgão, que fica na rua Coronel João Antonio Xavier, bem em frente à Distribuidora de Doces Rodrigues.

Leia outras notícias