Conselho do Plano Diretor elege membros
Posse dos novos conselheiros acontece ainda em maio

Foram escolhidos no último sábado, 27 de abril, em eleição realizada no anfiteatro da Prefeitura, os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD), órgão responsável, entre outras coisas, por acompanhar a implantação, gestão e monitoramento do Plano Diretor de Araucária, instituído em 2006 por meio de Lei Complementar.

Dividido de forma paritária entre Poder Executivo e sociedade civil, o Conselho é composto de 36 integrantes (dezoito titulares e dezoito suplentes). A fatia representativa da sociedade civil é composta por 18 pessoas (nove titulares e nove suplentes), sendo que para fazer parte do Conselho elas precisam antes pertencer a entidades municipais. Os conselhos municipais, associações rurais, organizações não governamentais e o Ministério Público têm direito, cada um, de indicar um titular e um suplente. Já as associações de classe e as associações de bairro da área urbana têm direito, cada qual, de indicar dois titulares e dois suplentes.

Na eleição de sábado ficou definido que os representantes dos conselhos municipais serão Antonio Arival Correa (titular) e Moacir Guedes de Moura (suplente); das ONG’s serão Jeulliano Pedroso de Lima (titular) e Valdir da Silva (suplente). Já as associações rurais serão representadas por Fabiano Dolata. Ele, porém, até o momento, não tem suplente. Os membros das associações de classe serão José Paulo Loureiro, Juscelino Katuragi e Eloisa Grilo (titulares), tendo como suplentes Merialdo Paiva, Maurício de Mello e Osvaldo Appolinário. Já a representação das associações de bairro será feita por Lucimara Covaleski e Maria do Carmo da Silva (titulares) e Cleonice Cordeiro e Moacir Tuleski (suplentes). A única entidade que ainda não indicou seus representantes no Conselho é o Ministério Público, que deve fazê-lo ao longo desta semana.

No sábado também havia ficado estabelecido que a posse dos conselheiros iria acontecer no próximo dia 18 de maio. O evento, porém, deve ser adiado, pois na mesma ocasião haverá uma ação comunitária na cidade que deve envolver todas as secretarias da Prefeitura. A cerimônia, no entanto, será realizada ainda no mês de maio, já que o mandato do novo Conselho tem vigência entre o mês que vem e maio de 2015.