Cozinha Brasil Araucária encerra mais um curso
Os participantes receberam um livro de receitas, um certificado, e concorreram a diversos prêmios

Cerca de 90 pessoas participaram de mais uma edição do Programa Cozinha Brasil, do Sesi, que foi ministrado na sede da empresa Ingersoll Rand (antiga Trane), entre os dias 12 e 16 de março. Esta foi a quarta edição do programa na cidade. Neste ano as aulas foram ofertadas em três horários: manhã, tarde e noite, e no final do curso todos receberam certificado.

Durante o programa, duas nutricionistas passaram diversas informações sobre a manipulação correta dos alimentos e das vitaminas, proteínas e minerais encontrados nas frutas e verduras. Segundo depoimentos de alguns participantes, o interessante das aulas foi descobrir que grande parte desses nutrientes estão em partes que normalmente vão para o lixo, como a casca e o talo.

O curso ensina receitas diferentes e gostosas, como o macarrão ao molho de melancia, o bolo de casca de banana, doce de tomate, chuchu gratinado, etc. No último dia do curso, todos que participaram em pelo menos 80% das aulas receberam um livro de receitas, um certificado, uma lembrança da Ingersoll e ainda concorreram a uma cafeteira, um liquidificador e uma sanduicheira.

Resultados
A aluna Lígia Melo Cardoso, 26 anos, que fez o curso pela segunda vez, disse que é muito importante aprender sobre os alimentos. “Na primeira vez eu não havia aprendido a respeito dos alimentos energéticos, construtores e reguladores, nem sobre os alimentos que evitam o colesterol. Quando eu fiz o curso em 2010, o professor não se prendia tanto a esses assuntos. Gostei muito dessas explicações”, disse.

A colega de curso, Maria José Rodrigues, 50 anos, cozinheira do restaurante da empresa Ingersoll, também aprovou as aulas e comentou que, embora já seja cozinheira, sempre tem algo a aprender. “Eu posso aproveitar os ensinamentos na minha casa e ainda passar pros outros. É muito interessante saber que podemos aproveitar 100% da maioria dos alimentos. Achei muito bom”, destacou.

Apesar da pouca idade, a aluna Jéssica Luana da Cunha Silva, 17 anos, falou que ama cozinhar e que, depois do curso, muita coisa que antes jogava fora agora vai reutilizar. “Os alimentos ficam deliciosos e saudáveis, o que é mais importante”, disse.

Mônica Muto de Souza, 29 anos, também aprendeu a reaproveitar os alimentos. “Vou passar a usar as cascas e os talos e isso vai fazer bem pra minha saúde. Sempre que eu tenho oportunidade de participar de cursos de culinária, eu aproveito”.

Ana Paula Leitoles Remer, professora do Sesi há um ano e meio, comentou que o Programa Cozinha Brasil existe há quase sete anos e que as turmas de Araucária sempre foram muito participativas. “A gente quase não deu conta do conteúdo por causa das dúvidas do pessoal, mas isso é muito bom”, elogiou.

Ela disse ainda que o curso conta sempre com uma parte teórica e outra prática e que o grupo de nutricionistas que fundou o programa estudou diversos alimentos e descobriu que a maioria das vitaminas e minerais se encontram naquelas partes dos alimentos que normalmente vão para o lixo.