Maquinário em funcionamento no meio do campo atrapalha treino
Em uma tarde gelada, cerca de 40 meninos deixam as canelas de fora, mesmo com o gelado vento, tudo para treinar futebol. A paixão toda só se sente ameaçada por uma notícia: o local utilizado há 20 anos como campo de futebol no Jatobá é área particular e agora virará um condomínio fechado, e o que promete ser um dos últimos treinos no local é realizado já entre as máquinas de construção.
Regis tem 17 anos, e desde que se conhece por gente lembra de cenas suas com seus amigos, vizinhos e familiares no campo. “Eu comecei a jogar aqui quando era terra, meus pais jogavam aqui”, afirmou. Ele, como toda comunidade do Jatobá, está muito triste com a notícia. Todos lamentam que o sonho está indo embora.
Além de funcionar como local para jogos da população, também é utilizado como sede para os treinos do projeto social “De olho no futuro”. “Eles vão construir um prédio, mas antes disso deviam fazer nosso campo”, afirmou Guilherme, 12 anos, que treina no Projeto e não consegue entender como uma construção pode ser mais priotitária do que um campo de futebol.
“Estamos na expectativa de que a Prefeitura ache outro local, ainda não jogamos a toalha. A Prefeitura prometeu que ninguém ia mexer no campo até que achassem outro lugar para nós”, afirmou Seu Didio, um dos fundadores do Projeto. “Isso, além de promover o esporte, tira esse jovens de perto da criminalidade. Falaram de ceder o campo do Pan-americano. Mas lá é a Vila deles, eles vão querer usar o campo”, afirmou o professor Wilson, que está engajado com o campo e o projeto há alguns anos.
Prefeitura
Mario Torres, secretário de urbanismo de Araucária, afirmou que a Prefeitura está tomando as medidas possíveis para minimizar os problemas da comunidade já que o terreno é particular. “A Prefeitura, preocupada com a situação, está procurando um novo espaço para uso de campo”, afirmou. De acordo com ele, uma área para a construção de uma cancha para futebol de areia já foi localizada, e a Prefeitura irá se responsabilizar.