Crianças vão bater papo com escritora infantil
Adélia Woellner faz parte de várias entidades literárias do estado

Na quinta-feira da semana que vem, dia 22, as crianças da rede pública de Araucária terão uma oportunidade única: participar de um delicioso bate-papo com a escritora e poetisa curitibana Adélia Maria Woellner. A programação faz parte do lançamento da Coleção Tagarela, composta por cinco livros voltados ao público infantil, que iniciou na terça-feira, dia 12, no Centro de Letras do Paraná, na capital. Na ocasião, a escritora fez a doação de 900 coleções (4,5 mil livros) distribuídas entre a Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Pinhais, Colombo, Piraquara, Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais e Araucária.

A coleção Tagarela destaca a importância de valores com mensagens de vida, mostrando o respeito pela natureza e pelo ser humano. “A criança é como uma massa moldável, então temos uma grande responsabilidade ao escrevermos para elas, pois assimilam com muita intensidade tudo o que colocamos”, comenta a escritora. Além de Araucária, a escritora percorrerá todas essas cidades da Região Metropolitana de Curitiba, para um bate-papo sobre os cinco temas que compõem a coleção, com crianças de 7 a 11 anos da rede pública de ensino. Adélia também irá sortear cinco coleções entre os alunos presentes.

“O Reino das Águas Azuis”, um dos livros da coleção, permite trabalhar conceitos como a participação, o desprendimento e a confiança. Ele conta a experiência de dois grupos que precisam escolher um representante para divulgar as belezas de seu reino. Outro exemplar é o “No Céu e no Mar” que estimula a atenção das crianças para que elas descubram semelhanças na natureza. “A personagem da história se surpreende quando relaciona a estrela do céu com a estrela do mar, nuvens com ondas, percebe que existe cavalo na terra e no mar (cavalo marinho)”, conta a produtora cultural do projeto, Dnize de Castro.

Em “A Natureza das Coisas” os cinco elementos – água, sol, terra, ar e fogo – são os personagens da história e mostram sua atuação na natureza. Já “A Casa de Cristal” foca a aventura no sonho da personagem, estimulando a imaginação da criança. E em “A Menina do Pastoreio”, as atitudes da personagem demonstram o amor e o respeito pela natureza. Para Adélia, lançar a Coleção Tagarela é motivo de muita satisfação. “Estou muito feliz. É muito agradável trabalhar com crianças, porque elas respondem, participam e se entregam. Elas vivem a história. Eu vejo, em cada criança, a personagem que escrevo sendo representada”, compartilha a escritora.

Quem escreveu?
A autora Adélia Maria Woellner é formada em Direito e lecionou Direito Penal na PUCPR. Sua primeira publicação, um livro de poemas, completará 50 anos em 2013. É membro da Academia Paranaense de Letras, pertence, além de várias outras entidades lítero-culturais do Brasil, à Academia Feminina de Letras do Paraná, ao Centro de Letras do Paraná, ao Centro Paranaense Feminino de Cultura, à Academia Paranaense de Poesia e à União Brasileira de Trovadores.