De 23 a 25 de maio, 15 produtoras rurais de Araucária participaram do curso de Conservas e Doces, oferecido gratuitamente pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, e pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O curso aconteceu numa propriedade rural na região de Rio Abaixinho.

As alunas aprenderam a fazer conservas de pepino, cenoura, chuchu e cebola, além de diversos tipos de doces, entre eles a compota de abóbora, frutas cristalizadas, bala de banana, geléias e doce e de abóbora.

Segundo o instrutor do curso, Fabrício Gava, além de aprender novas técnicas, as alunas também receberam orientações para a comercialização dos produtos. “Ensinamos novas técnicas para aumentar a durabilidade dos produtos. Como a intenção do curso é a geração de renda com o aproveitamento do que é produzido no campo, também repassamos dicas de embalagem para a venda”, explica.

A aluna Carolina Suchodolak, moradora da localidade rural de Boa Vista, acredita que o curso vai ajudá-la a preparar doces para vender na Festa do Pêssego. “Eu já tinha uma noção de como fazer conservas e doces, mas as novidades que aprendi facilitam ainda mais o trabalho e vão me ajudar a criar principalmente doces de pêssego para vender na Festa deste ano”, conta.

A Secretaria Municipal de Agricultura e abastecimento já tem um novo curso de agroindústria agendado para agosto deste ano, desta vez sobre Aproveitamento de Soja. Informações pelo fone 3901-5084.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe