Diretores de escolas municipais devem ter mandato prorrogado por mais um ano

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Ao invés de dois, gestores devem permanecer no cargo por três anos, ou seja, até dezembro de 2008

A prefeitura de Araucária deve enviar à Câmara de Vereadores nas próximas semanas um projeto que altera a lei que regulamenta a eleição de diretores das escolas municipais. Pela nova proposta, o mandato dos diretores será prorrogado de dois para três anos. Com isso, não haverá disputa pelo comando das escolas municipais este ano. A alteração já vinha sendo discutida nos bastidores há algum tempo e ganhou força nas últimas semanas, principalmente por pressões dos atuais gestores, que querem por querem permanecer no cargo até dezembro de 2008.

Diante do pedido dos diretores, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) praticamente fechou o acordo na semana passada. A batalha da SMED agora é tentar condicionar a prorrogação do mandato e efetivas melhorias na qualidade do ensino oferecido nessas instituições de ensino. Afinal, como mostraram os últimos números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a educação oferecida nas escolas públicas do município não anda nada bem das pernas.

“Para melhorar esse quadro é preciso que tanto a SMED, como professores, gestores, família e comunidade trabalhem juntos”, afirmou a secretária de Educação, Ivana Chemello Opis.
Para si
Embora seja inegável a responsabilidade de todos os segmentos citados por Ivana na busca por ensino de melhor qualidade, é preciso que se ressalte a responsabilidade extra que os diretores de escola têm na qualidade do ensino oferecida pela escola da qual ele é o gerente. Afinal, eles ganham mais justamente para isso. É preciso que a Secretaria de Educação, bem como o Conselho Municipal de Educação e os conselhos escolares comecem a exigir melhores resultados destes gestores, estipulando metas e uma melhor eficácia e eficiência das instituições que estes comandam.

Não podemos somente colocar a culpa na falta de infra-estrutura das escolas municipais ou mesmo na desestruturação da família. Todos estes problemas existem, mas o principal problema das nossas escolas é a falta de foco. O aluno não sabe direito o verdadeiro objetivo de estar indo estudar. Os pais vêem mais a escola como um lugar seguro para seus filhos ficarem do como um local onde se adquire o saber. Do mesmo modo, muitos professores, não todos, passa muito tempo exigindo melhores salários e esquecem de justificar os motivos porque merecem ganhar mais. Ou seja, não há objetivo e quem perde é o aluno. Nesse contexto, a figura do diretor como gerente da escola é de fundamental importância para que se estabeleça em qual direção a escola irá caminhar, objetivando sempre um ensino de melhor qualidade que prepare nossos estudante para enfrentar o mercado de trabalho e exercer seus direitos como cidadão. Sendo assim, se os diretores concordarem com esta nobre e espinhosa tarefa, que eles fiquem mais um ano no cargo.

Compartilhar
PUBLICIDADE