Dona de casa dá à luz em centro de saúde
Juçara e a bebê Raíssa visitaram a equipe do CS Shangri-lá ontem, dia 11

A dona de casa Juçara dos Santos, 32 anos, deu à luz no Centro de Saúde do Shangri-lá na quarta-feira, dia 6, por volta do meio dia. Este seria um serviço perfeitamente normal prestado por médicos e enfermeiros do posto de saúde não fosse a falta de estrutura adequada destas unidades para a realização de partos.

 

Juçara procurou um hospital da cidade por volta das 9h30 do dia 6 sentindo fortes dores e, depois de ser examinada, foi encaminhada para casa, porque não estaria na hora de a criança nascer.

“Voltei, mas as dores ficaram mais fortes e resolvi ir ao Centro de Saúde do Shangri-lá, que fica perto da minha casa. Chegando lá, a médica e as enfermeiras me examinaram e foi tudo muito rápido, quando vi minha filha estava nascendo”, relata Juçara.

A paciente elogiou a postura dos funcionários do postinho que, ao perceberem que o bebê estava para nascer, se mobilizaram e rapidamente prepararam tudo para fazer o parto caso a ambulância não chegasse a tempo.

Segundo a enfermeira Marília, que auxiliou a Dra. Soraya no momento do parto, de fato não deu tempo de transferir Juçara para o hospital e por isso o parto foi feito ali mesmo. “Preparamos tudo direitinho, como manda o protocolo, e em poucos minutos a criança veio ao mundo. Todos ajudaram e fizeram o possível para que tudo desse certo. Felizmente conseguimos realizar o parto e mãe e filho ficaram bem”, conta.

Marília disse ainda que a equipe do CS Shangri-lá recebeu elogios da Secretaria de Saúde pelo trabalho que fez, mesmo com os poucos recursos que dispunha.

Participaram da equipe que ajudou Juçara a dar à luz ao seu terceiro filho, a garotinha Raíssa, de 2.620 Kg, os médicos Soraya (clínica geral) e Julio (pediatra), a enfermeira Marília e os auxiliares de enfermagem Agnaldo, Marigeni, Roseli, Lúcia e Maria Rosa, sob a coordenação de Maria Elizabete Saad. 

Foto: Marco Charneski